eventos externos

IFTM marca presença na 3ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica

Instituto foi representado pelo Laboratório de Ideação (LABI) do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico
Publicado em 20/10/2023 15:45 Atualizado em 20/10/2023 16:01
Compartilhe:
Compartilhe:
Foto da equipe do Laboratório de Ideação (LABI) no estando o IFTM na 3ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica
Foto da equipe do Laboratório de Ideação (LABI) no estando o IFTM na 3ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica
Crédito: MEC

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro participou, nos dias 16, 17 e 18 de outubro, da 3ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, com o tema “Futuro Conectado: educação profissional para reconstruir o Brasil”. O evento, que segue até o dia 22 de outubro, conta com a apresentação de mais de 280 projetos nos estandes que compõem a mostra tecnológica, além de oferta de oficinas rápidas para o público, área exclusiva sobre inovação e debates sobre Educação Profissional e Tecnológica.

E foi no estande do IFTM, que alunos e professores do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico apresentaram os projetos desenvolvidos no Laboratório de Ideação (LABI) do campus. Projetos de robótica, programação, eletrônica, modelagem e impressões 3D desenvolvidos pelos alunos foram apresentados ao público que compareceu ao evento.

“Inscrevemos quatro trabalhos na mostra: Robô Humanoide do tipo Shadow (sombra, em inglês), que movimenta o corpo inteiro (cabeça, braços e pernas), por meio da captação dos movimentos de uma pessoa pela webcam, imitando (ou sombreando) os movimentos da pessoa com precisão, já que consegue calcular cada ângulo das articulações de quem está sendo sombreado; Robô Cabeça, que segue as pessoas com os olhos, também pela captação do movimento. O sensor da cabeça identifica a ponta do nariz da pessoa em frente à câmera, detectando sua posição e virando os olhos de acordo com sua movimentação; Robô Wi-Fi, um carrinho cujo controle é realizado pelo celular, por meio de um aplicativo que possibilita seu controle sem a necessidade de fios e Robô Labirinto, que possui sensores que fazem a medição da distância que ele está de uma parede, assim ele consegue percorrer um labirinto de forma autônoma sem se perder no caminho”, explica o professor Gustavo Finholdt, coordenador do LABI.

Além dos trabalhos inscritos na mostra, a equipe do LABI também levou outros projetos desenvolvidos no laboratório, como braço robótico, robô seguidor de linha, várias impressões 3D e um jogo de xadrez personalizado que, segundo o Finholdt, fez muito sucesso entre alunos e professores de outros IFs. “As peças do xadrez foram personalizadas com características dos cursos técnicos ofertados pelo campus, como robôs e torres de tesla, como referência ao Curso Técnico em Eletrônica, personagens do jogo Super Mario Bros, lembrando o Curso Técnico em Computação Gráfica e um cavaleiro em cima de um mouse e uma torre de comunicação, em referência ao Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas”, finaliza o professor.

Para Danilo Bizinotto Borges, professor de modelagem e quem orienta os alunos na customização de modelos 3D no LABI, a troca que os alunos tiveram no evento foi sensacional. “Pudemos conversar com outros laboratórios, maiores e menores que o nosso. Os alunos conseguiram trocar bastante experiência com alunos e professores de outros IFs e conhecer projetos que os outros laboratórios estão desenvolvendo. O público externo também prestigiou o evento. Enfim, foi uma participação enriquecedora, com destaque para troca de experiência”, comenta Danilo.

Os alunos que participaram do evento concordam com o professor Danilo. Segundo Enrico Rocha Lobianco, o evento foi muito legal, a interação com público e o networking com outras instituições fizeram com ele quisesse desenvolver projetos mais legais e desafiadores. “Além disso, me senti muito orgulhoso dos projetos que apresentamos”, afirmou o estudante. Enrico também fez questão de contar que o LABI está ajudando muito academicamente. “Tanto a experiência dos professores e dos alunos cooperando para fazerem os projetos, quanto a interação que temos. Isso é muito importante para a faculdade”.

Outro que também ficou bastante satisfeito com a troca de experiência foi Rodrigo Mangabeira Barbosa Filho, do Curso Técnico em Eletrônica. “O evento foi muito importante para conhecer novas pessoas, descobrir novas realidades, como funciona os cursos em outras instituições e conhecer o trabalho de cada um que estava ali”, comentou Rodrigo. Ele também ressaltou que o evento foi muito produtivo, com cada dia cheio de novos conhecimentos.

Mateus Ribeiro de Oliveira, do Curso de Engenharia de Computação, conta que participar da 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica foi uma experiência incrível e que apreciou muito todas as apresentações de trabalho que pode ver no evento. “Tive a oportunidade de conhecer projetos incríveis e me inspirar com a criatividade de meus colegas e estudantes de outras instituições de ensino”, destacou o estudante. Mateus ainda fez questão de contar que participar do Laboratório de Ideação do campus é um grande privilégio e que lá aprendeu a importância da colaboração, da experimentação e do pensamento criativo. “Os projetos que desenvolvemos no LABI mudaram meu futuro. Eles me permitiram aplicar as teorias que aprendi em sala de aula em situações do mundo real”, relata Mateus, que encerrou sua fala retomando o evento, dizendo que “a experiência me mostrou o poder da educação profissional e tecnológica e como ela pode moldar nossas vidas de maneira significativa. Eu quero continuar explorando e contribuindo para essa inovação”.

Servidores da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da Coordenação-Geral do Centro Idiomas e Relações Internacionais, professores do IFTM Campus Uberaba e estudantes do Campus Paracatu também compareceram na 3ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica.

Participaram do evento, representando o LABI, os estudantes Fred Lucas de Sousa Ramos e Matheus Augusto Bernardes Olímpio, do 1º ano do Curso Técnico em Eletrônica; Angelo Euzébio Dabo, Arthur Henrique Preciozo Morais, Bruno Marcelo da Silva Soares, Rafael Brant Pereira, Rodrigo Mangabeira Barbosa Filho, Vinicius Scussel Stark Rezende e Vitor Mizael Borges Passos, do 2º ano do Curso Técnico em Eletrônica; Piter Inácio Miranda, do 3º ano do Curso Técnico em Eletrônica e Enrico Rocha Lobianco e Mateus Ribeiro de Oliveira, do Curso de Graduação em Engenharia de Computação.

Compartilhe:

Notícias relacionadas