Estudante do IFTM Campus Uberlândia Centro se destaca na V Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (Obef)
Crédito: Divulgação
O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Campus Uberlândia Centro, tem motivos para comemorar, pois o estudante Carlos Cabral de Menezes Filho, do 2º ano do curso de Programação de Jogos Digitais, se destacou na V Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (Obef). Ele foi o único estudante da região do Triângulo Mineiro na terceira etapa da competição, cujas provas foram aplicadas no dia 28 de outubro. Na fase anterior, Carlos conquistou medalha de bronze estadual e, com isso, se classificou para a etapa nacional, que também é a última.
A competição reuniu jovens de todo o país para testar seus conhecimentos em educação financeira e Carlos competiu no nível 5, destinado a alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio e 4º ano técnico. As provas da 3ª fase foram compostas por 20 questões de múltipla escolha e tiveram duração de 2 horas.
Entre os temas abordados nas provas da Obef, destacam-se produção e consumo, orçamento pessoal e familiar, planejamento financeiro, custos, despesas, receitas, preço e lucro, conceitos de educação financeira e alfabetização financeira, investimentos, gastos domésticos e pessoais, cartão de crédito, uso do crédito, fluxo de caixa, valor do dinheiro no tempo, moedas, juros, capital, montante, desconto e amortização, cooperativismo de crédito e educação fiscal.
Os resultados da competição serão divulgados a partir do dia 17 de novembro de 2023 no site Projeto de Extensão – Educação Financeira para toda a Vida, onde serão anunciados os medalhistas nacionais de ouro, prata e bronze. Em caso de não haver recursos para medalhas e/ou premiações, os medalhistas receberão "medalhas virtuais".
Sobre a Obef
A Olimpíada Brasileira de Educação Financeira é organizada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e conta com o apoio do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e do Departamento de Finanças e Contabilidade. O projeto visa promover a conscientização e o conhecimento em educação financeira entre os jovens brasileiros. A coordenadora da Olimpíada na região do Triângulo Mineiro é a professora Lisia de Melo Queiroz, da Universidade Federal de Uberlândia.