Informática

Estudantes do IFTM Campus Uberlândia Centro se destacam na Olimpíada Brasileira de Informática 2023

Com uma medalha de bronze e outra de prata, estudantes do Campus integram quadro nacional de medalhas
Publicado em 15/11/2023 13:00 Atualizado em 15/11/2023 13:17
Carlos ganhou medalha de prata e Gabriel medalha de bronze na OBI 2023
Crédito: Divulgação

A excelência acadêmica dos estudantes do Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), mais uma vez se destaca, desta vez na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) 2023. Os resultados foram divulgados em outubro e dois alunos conquistaram prêmios em diferentes categorias.

Na Modalidade Programação, Gabriel Rodrigues da Silva, do 1º Período do Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais (PJD), brilhou ao conquistar a Medalha de Bronze, destacando-se no Nível 1. Já Carlos Cabral de Menezes Filho, do 2º ano do curso de Programação de Jogos Digitais, recebeu a Medalha de Prata na mesma modalidade, no Nível 2.

Na Modalidade Programação, os competidores enfrentam desafios de programação no computador, utilizando linguagens como Python, C, C++, Java e Javascript. A fase 1, realizada em junho, consistiu em uma prova presencial na escola do competidor. Já a fase 2, em agosto, foi realizada presencialmente na escola, em horário determinado pela instituição.

A OBI, promovida pela Sociedade Brasileira de Computação, busca estimular o interesse pela Computação e Ciências em geral, promovendo disciplinas de raciocínio computacional e programação nas escolas. Com fases local, estadual e nacional, a competição abrange desde o Ensino Fundamental até o primeiro ano de Universidades, incentivando o aprendizado e a participação em programação de computadores.