UBES

As cotas abrem portas: Lei de cotas é sancionada

No último dia 13 de novembro, a força conjunta das vozes da UBES e das entidades negras e estudantis reverberou na conquista significativa da renovação e ampliação da Lei de Cotas no Brasil.
Publicado em 16/11/2023 10:00 Atualizado em 16/11/2023 11:57
Foto colorida do presidente Lula segurando um quadro com os dizeres
Foto colorida do presidente Lula segurando um quadro com os dizeres "Eu defendo as cotas" ao lado da presidente da UBES e da presidente da UNE
Crédito: Planalto

Após uma década de implementação das cotas, os estudantes beneficiários possuem uma taxa de permanência nas universidades públicas notavelmente superior à dos demais. As alterações agora incorporam a reserva de vagas para estudantes quilombolas, por exemplo, além de conceder prioridade aos alunos cotistas para o recebimento de auxílios e bolsas permanências.

O que mudou?
  • Reserva de 50% para negros, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência egressas de escolas públicas.
  • Inclui os quilombolas nas vagas destinadas às cotas.
  • Reduz a renda familiar per capita para um salário mínimo.
  • Candidatos cotistas passarão a concorrer também nas vagas gerais, e apenas se não conseguirem nota para ingresso concorrerão às vagas reservadas.
  • A proposição também fixa avaliação do programa de cotas a cada dez anos, com a divulgação anual de relatório sobre a permanência e a conclusão dos alunos beneficiados.
Por que essas mudanças?

A reformulação da Lei de Cotas visa aprimorar a inclusão de grupos historicamente excluídos do ensino superior brasileiro. A redução da renda per capita e a inclusão dos quilombolas refletem a busca por uma distribuição mais equitativa das oportunidades educacionais.

A inclusão dos quilombolas na Lei de Cotas foi justificada pelo senador Paulo Paim, relator do projeto no Senado, como uma necessidade de efetivamente integrar essas comunidades à educação, considerando as condições muitas vezes precárias enfrentadas por elas.

A diminuição do limite de renda busca ampliar o acesso para estudantes mais pobres, garantindo que a Lei atenda aqueles que mais necessitam.

Impactos da Lei de Cotas

A nova Lei de Cotas representa um avanço significativo na promoção da igualdade no acesso à educação superior no Brasil. A política de cotas sociais já provocou uma mudança substancial na composição das instituições federais, aumentando a presença de estudantes pobres, vulneráveis, indígenas, negros e pessoas com deficiência.

O objetivo da Lei de Cotas vai além do ingresso no ensino superior, visando eliminar obstáculos históricos que restringem o acesso de certas comunidades à educação.

As mudanças recentes buscam não apenas a inclusão, mas a promoção da permanência e conclusão desses alunos beneficiados, transformando vidas e contribuindo para a dinâmica de mobilidade social no país! Educação muda vidas!

Fonte: https://www.ubes.org.br/2023/lei-de-cotas-e-sancionada/