Projeto de inovação do IFTM é aprovado em Chamada Pública da FAPEMIG

O resultado da seleção foi publicado em setembro e a assinatura do acordo ocorreu no último dia 26. Intitulado "Rota do Empreendedorismo Inovador: conectando promotores de inovação no IFTM", o projeto recebeu um aporte financeiro de quase meio milhão de reais e tem o prazo de 36 meses para sua execução
Publicado em 17/11/2023 10:30 Atualizado em 17/11/2023 11:14
Foto colorida de dentro do AgroEduca Lab IFMaker Uberaba-MG, que um é Laboratório Integrado de Ensino,  Inovação e Criatividade implementado no IFTM Campus Uberaba, contando  com um espaço de aproximadamente 68m² contendo uma sala principal, com a  estrutura do laboratório e uma sala de apoio, utilizada para  armazenamento de materiais e apoio técnico.
Foto colorida de dentro do AgroEduca Lab IFMaker Uberaba-MG, que um é Laboratório Integrado de Ensino, Inovação e Criatividade implementado no IFTM Campus Uberaba, contando com um espaço de aproximadamente 68m² contendo uma sala principal, com a estrutura do laboratório e uma sala de apoio, utilizada para armazenamento de materiais e apoio técnico.

A Inovação tem sido um dos pilares de desenvolvimento da sociedade atual. Repensar processos, produtos e serviços e conseguir formas inéditas ou novas/diferentes de se apresentar e realizar isso possibilita importantes avanços sociais, além de diferencial competitivo para qualquer tipo de negócio e organização.

Com a proposta de apoiar ainda mais essa realidade, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) lançou edital de chamada pública com previsão de aporte financeiro para promoção de integração entre os Núcleos de Inovação Tecnológica e os múltiplos ambientes promotores de inovação e programas do Estado de Minas Gerais, conforme previsto no Decreto Estadual n. 47.442, de 04/07/2018.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), por meio do seu Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), teve projeto aprovado na referida chamada e, no último dia 26, assinou acordo com a Fundação. Intitulado Rota do Empreendedorismo Inovador: conectando promotores de inovação no IFTM, o projeto, que tem como objetivo principal fortalecer o NIT do Instituto, além de unir e consolidar os ambientes promotores de inovação do IFTM, recebeu um aporte financeiro de quase meio milhão de reais e tem o prazo de 36 meses para sua execução.

Kety Rosa de Barros Caparelli, coordenadora do NIT do IFTM e também do projeto contemplado, reforça que a aprovação no edital de inovação da FAPEMIG é reflexo de muita dedicação da equipe envolvida. “Essa aprovação é de grande importância para nós, pois vai estimular ainda mais a inovação no IFTM, por meio do fortalecimento do Núcleo de Inovação Tecnológica e também de outros ambientes promotores de inovação que temos na instituição”.

Sobre o NIT do IFTM

O IFTM conta com um setor voltado especificamente para fomentar a inovação entre servidores e estudantes. É o Núcleo de Inovação Tecnológica, o NIT, que fisicamente fica localizado na reitoria, em Uberaba/MG, e está vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto.

“O NIT tem o princípio de criar oportunidades de integração da pesquisa tecnológica com as demandas das empresas e/ou validar tecnologias inovadoras de forma a aliar os esforços de coordenação do desenvolvimento conjunto para a região e para o país”, explica Caparelli.

Para isso, o Núcleo de Inovação Tecnológica promove eventos, bate-papos, reuniões, visitas e capacitações acerca da temática de forma a explicar e orientar as comunidades interna e externa sobre o mundo da inovação, suas leis e normas, seu funcionamento, e toda a parte de registro de patentes, marcas, etc. Além disso, realiza parcerias com instituições de fomento na busca de recursos orçamentários e financeiros.

“O NIT está à disposição de todos os servidores e estudantes do IFTM e também de empresas e negócios para conversar sobre inovação, novos projetos e novas ideias, afinal, inovar é fundamental para o progresso da sociedade, e nós, como Instituto Federal, temos também essa função”, finaliza a coordenadora.