Eventos Institucionais

Congressos de Pesquisa e Extensão do IFTM acontecem de 22 a 25 de novembro em Patos de Minas

Os eventos reúnem estudantes e servidores da instituição e também da comunidade externa com o objetivo de apresentar resultados de pesquisas acadêmico-científicas, de produtos técnicos e tecnológicos, de projetos, atividades e ações de extensão em diversas áreas do conhecimento
Publicado em 21/11/2023 10:00 Atualizado em 22/11/2023 12:22
Imagem retangular de fundo cinza claro com a logamarca do Conext ao lado esquerdo e a logomarca do ConPITec ao lado direito

Compartilhar os conhecimentos desenvolvidos e adquiridos nas instituições de ensino com a comunidade acadêmica e também com a comunidade externa é uma das funções de escolas e universidades, especialmente as públicas. Além de ser uma forma de prestar contas do investimento financeiro feito com o dinheiro dos cidadãos, é possível mostrar o que tem sido feito dentro desses ambientes e auxiliar em melhorias e avanços sociais.

Nessa perspectiva, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) realiza seu sétimo Congresso de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica, o ConPITec, e o primeiro Congresso de Extensão, o Conext, de 22 a 25 de novembro na cidade de Patos de Minas, um dos municípios em que a instituição tem campus.

O ConPITec é um evento anual realizado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propi) do IFTM e reúne estudantes, egressos dos programas de pós-graduação stricto sensu, professores, convidados e demais interessados para apresentação de resultados de pesquisas científicas, produtos técnicos e tecnológicos, contemplando também a realização de palestras e outras atividades nas áreas de ciências humanas e sociais, ciências agrárias e ciências exatas e da terra.

O Conext é uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proext) da instituição que visa divulgar e socializar os resultados de projetos, atividades, ações e programas de extensão desenvolvidos em toda a instituição. O Congresso busca mostrar o papel social e político da extensão no contexto do IFTM bem como estimular o intercâmbio de experiências entre os participantes.

Ambos eventos contam com atividades presenciais e online. A programação completa de cada congresso pode ser conferida em sua respectiva página: iftm.edu.br/conpitec/2023 e iftm.edu.br/conext.