Extensão

IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico realizou oficinas de brinquedos artesanais tecnológicos em duas escolas rurais de Uberaba

Atividade é fruto de uma parceria do Projeto de Extensão Geoparque Uberaba com a Secretaria Municipal de Educação de Uberaba
Publicado em 22/11/2023 16:50 Atualizado em 22/11/2023 17:01
Fotografia da Oficina de Brinquedos Artesanais Tecnológicos

Alunos da Escola Municipal José Marcus Cherém, na Capelinha e da Escola Municipal Gastão Mesquita Filho, em Ponte Alta participaram da Oficina de Brinquedos Artesanais Tecnológicos, ministrada por alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Computação Gráfica e em Eletrônica do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico sob orientação do professor Júlio César Ferreira.

O objetivo da oficina foi proporcionar a imersão num mundo onde a criatividade, a sustentabilidade e a tecnologia se encontram e capacitar estudantes que compõe os grupos de liderança estudantil de cada escola, tornando-os multiplicadores da fabricação de brinquedos artesanais tecnológicos feitos a partir de materiais que costumam ser descartados, como garrafas PET, tampinhas de garrafas e equipamentos eletrônicos desativados.

Essa atividade faz parte do Projeto de Extensão Geoparque Uberaba, coordenado pelas servidoras Maria dos Anjos e Patrícia Gomes, do Setor Pedagógico do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico. E foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Município, que busca capacitar os grupos de liderança estudantil, presentes nas escolas da rede municipal desde 2018. O Geoparque Uberaba é um projeto que visa a conscientização ambiental, a educação e a promoção de práticas sustentáveis na comunidade.

“Essa oficina foi um mergulho na Educação Maker, um convite para explorar a inovação e a criatividade. Além disso, enfatizou a importância da sustentabilidade, mostrando como pequenas ações podem ter um grande impacto no nosso planeta. E, é claro, a tecnologia desempenhou um papel fundamental, mostrando como ela pode ser usada de maneira inteligente e divertida. Acreditamos que esses jovens líderes sairão da Oficina Brinquedos Artesanais Tecnológicos cheios de ideias inspiradoras para compartilhar com seus colegas e comunidade. É incrível ver como a educação pode ser transformadora quando combinada com criatividade, sustentabilidade e tecnologia”, afirmaram as coordenadoras do Projeto de Extensão Geoparque Uberaba.

A professora Daniela, da Escola Municipal José Marcus Cherém, disse que o trabalho foi maravilhoso e muito proveitoso. “Os alunos ficaram muito empolgados em colocar a mão na massa e participar da confecção dos brinquedos”, completou a professora, que disse esperar o retorno do IFTM no próximo ano com mais projetos para as escolas rurais.