Premiados

Projeto "Cashy", de estudantes do Campus Uberlândia Centro, conquista prêmio em evento nacional de empreendedorismo

Startup de educação financeira foi premiada entre mais de 1400 trabalhos e estudantes ganharam uma viagem aos Estados Unidos
Publicado em 22/11/2023 12:00 Atualizado em 22/11/2023 13:48
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Pedro Jorge e Leunam, os idealizadores da Cashy
Pedro Jorge e Leunam, os idealizadores da Cashy
Crédito: Divulgação

O Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), tem mais um motivo para comemorar o sucesso de seus estudantes. O projeto denominado "Cashy - Educação Financeira na Palma da Mão," desenvolvido por dois estudantes do Campus Uberlândia Centro, Pedro Jorge e Leunam Sousa, ambos estudantes do curso de Comércio, conquistou destaque na recente edição da Copa Colegial de Empreendedorismo. A startup, que visa elevar a liberdade financeira dos jovens por meio de tecnologia e gamificação, recebeu o reconhecimento na competição que envolve mais de 115 mil estudantes de todo o Brasil.

A Copa reuniu mais de 1400 trabalhos inscritos, de 608 escolas em todo o Brasil. Foram mais de 600 projetos qualificados e dez finalistas, entre eles a Cashy. Os finalistas fizeram um pitch virtual de cinco minutos diante de uma bancada de empreendedores e especialistas e a startup dos estudantes do Campus ficou em primeiro lugar.

“A Cashy é uma startup de fintech criada por jovens e para jovens com o propósito de despertar o interesse pela educação financeira nos jovens por meio da tecnologia e da gamificação. A ideia surgiu a partir de dados. Hoje, no Brasil, temos 16,5 milhões de jovens endividados entre 18 e 25 anos. O Pisa também aponta o Brasil como uma das piores educações do mundo. Tudo isso a Cashy busca resolver a partir de cinco pilares: tecnologia, gamificação, engajamento, parcerias com instituições e ensino democratizado”, explicou Pedro Jorge durante o pitch.

A Cashy dispõe de um aplicativo no qual o jovem pode aprender mais sobre educação financeira a partir da gamificação. O app foi desenvolvido, segundo os organizadores, em dois meses e conta com uma mascote que auxilia o usuário na jornada pelo aplicativo. O app tem uma linguagem personalizável e integração com inteligência artificial e seus módulos abrangem desde conceitos básicos até temas avançados, como criptomoedas e investimentos.

“Quando a gente pega uma das maiores empresas de tecnologia focada em educação, que é o Duolingo, ele utiliza um modelo de negócios muito parecido com o da Cashy, que o torna o mais acessível possível e qualquer usuário consegue entrar na página e ver esse modelo de negócios. Pensando nisso, a gente se baseou e criou um modelo de negócios para que a gente pudesse realmente rodar o MVP (Mínimo Produto Viável), porque nada adianta ficar na ideia e botar isso em prática. Construímos esse modelo de negócios e apresentamos na Feira de Novos produtos e ficamos em 3º lugar, explica Leunam.

A Cashy já coleciona prêmios em diversos eventos, incluindo alguns nacionais, além de apresentações em empresas e escolas. Em 2022, por exemplo, a Cashy recebeu reconhecimento na Feira de Novos Produtos e Serviços do IFTM Campus Uberlândia Centro. A Cashy também venceu um desafio promovido pela KPTL, participou de programas de aceleração, como o da Acelerator Brasileia, estão participando do Santander Explores by X e ainda foram selecionados para mostrar seu trabalho na Rio Innovation Week (RIW), um dos maiores eventos de empreendedorismo do Brasil. Vale citar ainda que a Cashy é semifinalista no prêmio LED 2024.

Em 2023, a Cashy também começou a fazer palestras em escolas para começar a divulgar a startup e a consciência financeira entre os jovens. Segundo os jovens, foram mais de 600 alunos alcançados e mais de 150 download no aplicativo a partir dessas visitas, com atuação em seis escolas e quatro cidades. A startup conseguiu firmar parcerias, além do IFTM, com Sesi, Sicoob e Sebrae para as apresentações.

“A Cashy surge de uma ideia inovadora e os dois estudantes envolvidos estão fazendo um grande trabalho. Tenho acompanhado o desenvolvimento da startup e é muito bom ver a ideia se desenvolver cada vez mais. Tem muito potencial para crescer”, afirma o professor José Carlos Júnior, que orientou o trabalho na Copa Colegial e acompanha os jovens desde o surgimento da ideia. O instagram da Cashy, para os interessados, é @cashy.finance e o da Copa Colegial é @copaempreendedorismo.

Prêmio

Vencer a Copa Colegial não implica apenas em reconhecimento, mas em prêmios que vão permitir ainda mais desenvolvimento da startup. Como equipe vencedora, a Cashy terá a oportunidade de participar do Silicon Valley BootCamp® no Vale do Silício. Na viagem, eles vão participar de um curso de uma semana focado em empreendedorismo e poderão ser acompanhados pelo professor José Carlos Júnior, do IFTM Udicentro, que auxiliou os estudantes no desenvolvimento da iniciativa.

Além disso, educadores são reconhecidos, com premiações para o diretor da escola vencedora, coordenador e professor que auxiliou diretamente. Os membros das equipes vencedoras ainda recebem bolsas de estudo integrais para o curso de Bacharelado em Administração de Empresas e Empreendedorismo da Faculdade Roberto Miranda

Copa Colegial

A Copa Colegial de Empreendedorismo é a maior ação de fomento ao empreendedorismo jovem, segundo seus organizadores. Idealizada por Roberto Miranda, Reitor da Faculdade Roberto Miranda (URM®), a competição tem por objetivo incentivar a cultura empreendedora entre estudantes de Ensino Médio e todo o Brasil, avaliando a capacidade a capacidade de desenvolver ideias de negócios, entender sua relação com emprego e renda, compreender os passos da criação de uma empresa, além de de avaliar a capacidade dos participantes de apresentarem suas ideias.

A Copa ofereceu oportunidades para equipes de 2 a 5 membros apresentarem suas ideias de negócios a um júri de empresários bem-sucedidos no Brasil. As equipes deveriam apresentar um vídeo de até cinco minutos, no qual deveria constar informações sobre o problema que a empresa deveria resolver, capacidade de gerar emprego e potencial de expansão.

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