Enade

Bacharelado em Administração do IFTM Campus Uberaba obtém nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade

O resultado foi divulgado em coletiva de imprensa no dia 31 de outubro, pelos Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Publicado em 24/11/2023 17:22 Atualizado em 24/11/2023 17:25
#PraTodosVerem Fotografia colorida dos formandos e professores do curso de Bacharelado em Administração do IFTM Campus Uberaba

O Curso de Bacharelado em Administração do IFTM Campus Uberaba recebeu nota máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade, relativo ao ano de 2022.

Em 2022, o Enade avaliou cursos vinculados ao Ano III do ciclo avaliativo do exame: bacharelado das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.

De acordo com a atual coordenadora do curso, a professora Luzélia Calegari Santos Moizinho, “apenas 4% dos cursos Bacharelado em Administração no Brasil atingiram a nota 5, e sendo o curso Bacharelado em Administração do Campus Uberaba a primeira turma a participar do exame, esse resultado é fantástico. Lembra ainda, que no processo de Reconhecimento do MEC, que avalia as instalações, os processos e o corpo docente, o curso já é nota máxima também, configurando assim, “dobradinha” de nota máxima”, ressaltou.

“A nota 5 no Enade é o resultado da soma do trabalho de uma equipe focada na excelência do ensino público e gratuito, com o comprometimento de estudantes ávidos por carreiras de sucesso, compreendendo que elas começam na formação acadêmica. É gratificante o reconhecimento de que estamos entregando ao mercado, profissionais bem preparados e conscientes de seu papel na construção de um futuro mais justo” avalia a professora Luna Marquez Ferolla.

A egressa do curso, Fernanda Campos, também faz o seu depoimento: “o Instituto Federal e todos os meus professores me acolheram e me transformaram em uma pessoa e profissional melhor e preparada para as adversidades do mercado. Hoje tenho muito orgulho em dizer que fiz parte da 1° turma do Bacharelado em Administração que tive o privilégio de ver a luta dos professores em aprovar o curso e fazê-lo o melhor do Triângulo Mineiro. A nossa nota 5 é apenas reflexo do esforço e merecimentos de todos eles”.

“O bacharelado de Administração é um curso único, os professores além de serem bastante qualificados, se preocupam com a aprendizagem integral dos alunos, por isso não foi ao acaso que tiramos a nota máxima no Enade. Fico feliz por ter contribuído para que o curso tivesse essa nota”, concluiu a aluna Andreia Dos Santos Alves.

Sobre o curso de Bacharelado em Administração – O curso oferecido pelo Campus Uberaba do IFTM busca trabalhar de maneira integrada as perspectivas inerentes ao ensino, pesquisa, extensão e inovação. Trata-se ainda do primeiro curso de Bacharelado em Administração oferecido por uma instituição pública na cidade de Uberaba. Com uma demanda reprimida composta por pessoas que precisam se qualificar e que, muitas vezes, não tem dinheiro para cursar uma faculdade pública ou não tem tempo para frequentar um curso no período diurno, o curso, sendo no período noturno, vêm para ajudar na diminuição dessa demanda regional. A perspectiva é que o curso atinja, pelo menos, 20 municípios ao redor de Uberaba.

O Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.