Força feminina

Estudante do Campus Udicentro é medalhista na competição feminina da Olimpíada Brasileira de Informática

Oitava melhor do país, Isabela Cunha Silva ganhou medalhas de bronze e foi a primeira entre estudantes de escolas públicas
Publicado em 25/11/2023 14:00 Atualizado em 25/11/2023 14:43
Foto da estudante Isabela Cunha Silva, do 2º período do curso de Desenvolvimento de Sistemas

A estudante Isabela Cunha Silva, do 2º período do curso de Desenvolvimento de Sistemas do IFTM Campus Uberlândia Centro, alcançou destaque na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) 2023. Ela conquistou uma medalha de bronze na competição feminina da OBI e ficou em 8º lugar na classificação geral da competição entre todos os premiados. Ela foi a primeira estudante de escola pública classificada e a primeira na cidade de Uberlândia.

Os resultados foram divulgados em outubro e Isabela conquistou sua medalha na modalidade Programação Nível 2. Na Modalidade Programação, os competidores enfrentam desafios de programação no computador, utilizando linguagens como Python, C, C++, Java e Javascript. A fase 1, realizada em junho, consistiu em uma prova presencial na escola do competidor. Já a fase 2, em agosto, foi realizada presencialmente na escola, em horário determinado pela instituição. O Campus também teve dois outros estudantes premiados com medalhas na competição.

Com a medalha, Isabela ganhou a possibilidade de participar da Semana Olimpíca da Unicamp, que acontece entre os dias 3 e 9 de dezembro. Durante a semana, serão oferecidos três cursos: Introdução à Programação de Computadores (para os competidores da modalidade Iniciação); Técnicas de Programação (para competidores da modalidade Programação Júnior); e Programação Avançada (para os competidores da modalidade Programação 1).

Durante a Semana Olímpica também acontece a Seletiva para as Competições Internacionais: Olimpíada Internacional de Informática (IOI), Olimpíada Ibero-Americana de Informática (OII) e Olimpíada Européia de Informática para Garotas (EGOI), exclusiva para convidados da modalidade Programação Nível 2. Importante: durante a Seletiva para Competições Internacionais, a única linguagem de programação permitida é C++. Os medalhistas da OBI podem também concorrer a vagas de ingresso na UNICAMP sem a necessidade de fazer vestibular.

Além de Isabela, o estudante Carlos Cabral de Menezes Filho, do 2º ano do curso de Programação de Jogos Digitais, também tem vaga garantida na Semana Olímpica da Unicamp.

Sobre a OBI

A OBI, promovida pela Sociedade Brasileira de Computação, busca estimular o interesse pela Computação e Ciências em geral, promovendo disciplinas de raciocínio computacional e programação nas escolas. Com fases local, estadual e nacional, a competição abrange desde o Ensino Fundamental até o primeiro ano de Universidades, incentivando o aprendizado e a participação em programação de computadores.