Institutos Federais

Institutos Federais completam 15 anos

A Lei n. 11.892, sancionada em 29 de dezembro de 2018, criou a Rede Federal. Atualmente, são 682 unidades no Brasil, com previsão de expansão
Publicado em 29/12/2023 12:00 Atualizado em 29/12/2023 16:03
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Imagem retangular de fundo branco com bordas marro, vermelho e verde escuros e no centro o selo comemorativo dos 15 anos dos Institutos Federais todo colorido
Imagem retangular de fundo branco com bordas marro, vermelho e verde escuros e no centro o selo comemorativo dos 15 anos dos Institutos Federais todo colorido
Crédito: Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM

Nesta sexta-feira, 29 de dezembro, celebramos os 15 anos dos Institutos Federais, criados pela Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Sancionada pelo então Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a lei instituiu a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que é composta por 38 Institutos Federais (IFs), sendo o IFTM um deles, 2 Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), 22 Escolas Técnicas vinculadas às universidades, o Colégio Pedro II e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Em 2008, a rede contava com 214 unidades. Hoje, são 682 unidades no Brasil, distribuídas em todos os estados e no Distrito Federal, com previsão de expansão. 

Os Institutos Federais são instituições de excelência, novas e inovadoras. Oferecem, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, uma formação humana integral a seus estudantes. Os cursos — de qualificação profissional, técnicos e de graduação e pós-graduação — alcançam mais de 1 milhão de jovens e adultos.  

Por suas características, os Institutos Federais assumiram importante papel no desenvolvimento socioeconômico brasileiro. Além de ofertar o melhor ensino médio do País, aferido por avaliações nacionais e internacionais, atrela suas ações às vocações do território, gerando transformação social, local e regional.  

História 

As escolas técnicas que deram origem às instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica são centenárias e iniciaram com as 19 escolas de aprendizes artífices, instituídas, em 1909, pelo então presidente Nilo Peçanha. Hoje, são responsáveis pela formação de milhares de jovens e adultos em todo o País e se consolidam como um marco na inclusão, ampliação e interiorização da educação profissional e tecnológica pública, gratuita e de qualidade no Brasil. 

Instituto Federal do Triângulo Mineiro

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) é uma das instituições que compõem a Rede Federal e, portanto, também está completando 15 anos este ano. Hoje, este Instituto é formado por nove campi, sendo dois avançados, e três polos presenciais, distribuídos entre sete cidades localizadas nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, além de uma reitoria, localizada em Uberaba. Os campi são: Avançado Campina Verde, Ituiutaba, Paracatu, Patrocínio, Patos de Minas, Uberaba e Avançado Uberaba Parque Tecnológico, Uberlândia e Uberlândia Centro. Já os polos presenciais são Coromandel, Ibiá e João Pinheiro.

O IFTM conta atualmente com aproximadamente mil, cento e dois servidores e doze mil estudantes. Prima por uma educação pública, gratuita e de qualidade, especialmente para as populações que mais necessitam, desenvolvendo diversos projetos, programas e ações nas suas áreas fins: Ensino, Pesquisa e Extensão.

Ensino

Em relação ao Ensino, o IFTM oferece, em seus campi e polos de apoio, cursos nas modalidades presencial e a distância (EaD). A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida na forma articulada ao ensino médio (integrada ou concomitante). No Ensino Superior, o IFTM oferece cursos de graduação (tecnologia, licenciaturas e bacharelados) e pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado). Por meio do Centro de Idiomas (CENID), são ofertados cursos de língua estrangeira, como inglês, espanhol, francês e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Dentre algumas atividades desenvolvidas na área do Ensino no IFTM, destacam-se

Programa de Monitoria: atividade acadêmica exercida por estudantes regularmente matriculados e diretamente supervisionados por professores orientadores, visando contribuir para a qualidade do ensino nos cursos do IFTM e promover a cooperação entre docentes e discentes. São consideradas atividades de monitoria: I. auxílio aos estudantes na resolução de exercícios, trabalhos e atividades práticas; II. auxílio ao professor orientador na produção de informações e recursos didáticos diversificados, para mediar o processo ensino-aprendizagem;

Programa de Acesso, Permanência e Êxito: acompanhamento dos índices de conclusão, permanência, retenção e evasão da instituição;

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): concede bolsas a estudantes de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES), como o IFTM Campus Uberaba e o IFTM Campus Uberlândia Centro, em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos promovem a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Pesquisa

No campo da Pesquisa, o IFTM conta com 3 programas: Programa de Apoio à Iniciação à Pesquisa Científica e Tecnológica, Programa de Incentivo à Inovação e Programa de Apoio à Pós-Graduação.

Programa de Apoio à Iniciação à Pesquisa Científica e Tecnológica tem por finalidade despertar o interesse e incentivar vocações para as atividades de pesquisa científica e tecnológica entre os acadêmicos regularmente matriculados no IFTM por meio de incentivo à criação de Grupos de Pesquisa, cursos de formação, geração de produtos e/ou processos inovadores.

Programa de Incentivo à Inovação tem como objetivos difundir a cultura e incentivar a busca pela inovação; prospectar as tecnologias desenvolvidas no IFTM; divulgar a produção intelectual relacionada às atividades de inovação; assessorar os professores, pesquisadores e alunos em todos os aspectos relacionados com produção e gestão da inovação; qualificar os profissionais do IFTM para redação de projetos relacionados à inovação, melhorando as suas condições de concorrência em editais; fomentar e fortalecer parcerias e buscar financiamento junto a órgãos governamentais, empresas e sociedade, para a difusão de novas tecnologias.

Já o Programa de Apoio à Pós-graduação objetiva planejar e coordenar as políticas de pesquisa e pós-graduação, acompanhando e avaliando a elaboração e implementação de projetos de cursos de pós-graduação nos âmbitos interno e externo do IFTM, de forma a incentivar a docência e a capacitação acadêmica; formar e capacitar profissionais qualificados para exercer a prática profissional avançada e transformadora, dentre outras.

Extensão

O pilar Extensão do IFTM conta com uma gama diversificada de atuação, como acompanhamento de egressos; realização de cursos, minicursos e eventos; incentivo ao Empreendedorismo, divulgação de vagas de estágio e emprego; promoção de projetos sociais, culturais, artísticos e esportivos e de visitas técnicas; incentivo e desenvolvimento de empresas juniores na instituição.

Ainda, tem-se o Programa de Assistência Estudantil, que consiste em conceder auxílio estudantil e assistência estudantil com vistas à promoção do desenvolvimento humano, apoio à formação acadêmica e garantia da permanência dos estudantes dos cursos regulares presenciais do IFTM, favoráveis ao êxito no percurso formativo e à inserção sócio profissional.

Programa de Apoio a Projetos de Extensão do IFTM tem como finalidade conceder apoio financeiro institucional para a execução de projetos de extensão, de maneira a motivar a participação de estudantes do Instituto no desenvolvimento de atividades de extensão e transferir conhecimento científico e tecnológico à comunidade em que se encontra inserida a instituição.

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