Extensão

IFTM participa da operação “Onça Cabocla” do Projeto Rondon

Servidores e estudantes da instituição estão na cidade mineira de São João da Ponte, no norte do estado, para desenvolvimento e realização de palestras e oficinas sobre assuntos como educação financeira, educação ambiental, boas práticas de fabricação, criação de animais e plantação de hortas, precificação de produtos, entre outros. As atividades seguem até o próximo dia 27
Publicado em 12/01/2024 13:00 Atualizado em 30/01/2024 15:49
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Foto colorida da equipe de rondonistas do IFTM segurando nas mãos a bandeira da instituição e, ao fundo, um painel de fundo amarelo com a identidade visual do Projeto Rondon
Foto colorida da equipe de rondonistas do IFTM segurando nas mãos a bandeira da instituição e, ao fundo, um painel de fundo amarelo com a identidade visual do Projeto Rondon
Crédito: Arquivo pessoal

Levar os conhecimentos produzidos e adquiridos para além dos muros das universidades e dos institutos federais é um dos papéis fundamentais das instituições de ensino superiores, especialmente as públicas. Essa é uma das formas de se promover o acesso à ciência e ao desenvolvimento científico, de forma a possibilitar o avanço das comunidades locais e da sociedade como um todo. A isso, dá-se o nome de Extensão.

Sob essa perspectiva, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) participa mais uma vez do Projeto Rondon, antigo e conhecido projeto de extensão do país. Servidores e estudantes da instituição estão na cidade mineira de São João da Ponte, no norte do estado, para desenvolvimento e realização de palestras e oficinas sobre assuntos como educação financeira, educação ambiental, boas práticas de fabricação, criação de animais e plantação de hortas, precificação de produtos, entre inúmeros outros.

A coordenadora da equipe de rondonistas do IFTM, professora Luciana Rodrigues, destaca que é sempre uma alegria poder ter estudantes do IFTM participando de projetos como esse, que proporciona diversas experiências profissionais e pessoais. “Os estudantes terão oportunidade de participarem de um projeto de extensão que tem como objetivos: contribuir para a formação do jovem universitário como cidadão, integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social coletiva em prol da cidadania e estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas”, relata a docente.

A operação “Onça Cabocla” segue até o dia 27 de janeiro.

Rondonistas do IFTM na operação “Onça Cabocla”

Luciana Rodrigues (professora do IFTM Campus Uberlândia e coordenadora da equipe);

Heliomar Baleeiro de Melo Júnior (professor do IFTM Campus Uberlândia e coordenador adjunto da equipe);

Artur Martins Scaldelai (estudante de Engenharia Agronômica do IFTM Campus Uberlândia);

Guilherme Nascimento Buiati (estudante de Engenharia Agronômica do IFTM Campus Uberlândia);

Laísa Calegari Gobi Medeiros (estudante de Engenharia Agronômica do IFTM Campus Uberlândia);

Marcos Paulo Lima Rezende (estudante de Engenharia Agronômica do IFTM Campus Uberlândia);

Maria Eduarda Costa Melo (estudante de Zootecnia do IFTM Campus Uberaba);

Thiago Borges Naves Loreno (estudante de Tecnologia em Alimentos do IFTM Campus Uberlândia);

Valéria Alves da Silva (estudante de Tecnologia em Alimentos do IFTM Campus Uberaba);

Victória Alves de Oliveira (estudante de Engenharia Agronômica do IFTM Campus Uberlândia)

Sobre o Projeto Rondon

O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa, com a participação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério da Educação; Ministério da Cidadania; Ministério da Saúde; Ministério do Meio Ambiente; Ministério do Desenvolvimento Regional e Secretaria de Governo da Presidência da República. No nível operacional, tem o apoio das Forças Armadas que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a cooperação das instituições de ensino superior, dos governos estaduais e das prefeituras municipais.

 

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