Internacionalização

Estudante retorna ao Brasil depois de participar do programa Jovens Embaixadores 2024, nos Estados Unidos

Pedro Jorge Alves Soares, estudante do IFTM Campus Uberlândia Centro até 2023, integrou a delegação brasileira nos Estados Unidos, juntamente com 45 outros estudantes do país
Publicado em 06/02/2024 10:00 Atualizado em 23/02/2024 12:05
Fotografia da Delegação “Jovens Embaixadores 2024”, dentre os quais está o estudante Pedro Jorge Alves Soares, do Campus Uberlândia Centro do IFTM
Crédito: Arquivo pessoal

Dias de cultura, língua e vivência internacional nos Estados Unidos da América. Assim foram os últimos 19 dias para um grupo de 46 estudantes brasileiros que foram selecionados em 2023 para integrar a delegação do Programa Jovens Embaixadores 2024, que é um dos mais tradicionais, reconhecidos e renomados programas anuais de desenvolvimento de lideranças e impulsionamento de talentos do mundo. Dentre eles, Pedro Jorge Alves Soares, egresso do curso Técnico em Comércio integrado ao ensino médio do IFTM Campus Uberlândia Centro, o qual cursava quando foi selecionado para o programa.

A programação, organizada pela Embaixada e pelos Consulados dos Estados Unidos da América – organizadores oficiais da iniciativa – começou no dia 15 de janeiro, com o embarque para São Paulo, em que os jovens selecionados para a ação 2024, oriundos de diferentes estados brasileiros, reuniram-se para três dias de integração de equipe, orientação pré-embarque e participação efetiva em workshops de lideranças.

De lá, o grupo partiu direto para a capital estadunidense Washington, D.C, onde tiveram três dias de intensa programação de minicursos e workshops e foram informados da subdivisão em três grupos menores. Um dos grupos foi direcionado para Kalamazoo, no estado de Michigan; um outro para Pensacola, na Flórida e um terceiro grupo para Tulsa, no estado de Oklahoma. Pedro – que foi direcionado para Kalamazoo – relata que ao chegar na cidade, foi muito bem recebido pela família que o hospedaria, na modalidade de “Host Family”. De acordo com o estudante, esse tipo de acomodação familiar que o programa prevê é um dos pontos altos de acesso à cultura estadunidense, já que se tem a oportunidade de efetivamente vivenciar o dia a dia de uma família dos Estados Unidos.

No Estado de Michigan, inúmeras foram as atividades realizadas, dentre as quais Pedro destaca a incursão à Western Michigan University, em que a realidade de estudar no exterior foi mais bem compreendida e os vários workshops sobre captação de recursos financeiros (fundraising) foram realizados. Pedro esclarece que esse tipo de iniciativa de obtenção de valores é fundamental para quem cogita empreender ou estudar nos Estados Unidos, o que atravessa o imaginário de todos os jovens embaixadores que participam do programa.

Ter aulas com professores do Kalamazoo College foi outro ponto de destaque, na opinião de Pedro. “As aulas sobre sociopolítica, em que temas como consciência de classe, consciência social e consciência política foram abordados, foram as melhores”, relata o estudante.

A delegação brasileira deste ano recebeu uma atenção ainda mais especial, já que 2024 é o ano que marca o bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, o que chancela a posição de parceiros em Relações Internacionais e abre precedente para que tantas outras iniciativas de impacto, como os Jovens Embaixadores, sejam realizadas entre os dois países.

Depois de vivências em grupos menores nas três regiões americanas, os jovens embaixadores foram recebidos novamente em Washington D.C., para um trabalho coletivo de síntese das experiências vivenciadas e de planejamento para socialização e avanço nos vários possíveis projetos e ações que se apresentam depois da incursão nos Estados Unidos da América. Os estudantes retornaram ao Brasil no dia 4 de fevereiro.

Pedro não deixa de destacar a intensidade da programação que vivenciou. “Foram 19 dias que pareceram três anos!”, relata o jovem embaixador.

Jovens Embaixadores

O programa, que já levou quase 1000 estudantes brasileiros aos Estados Unidos, seleciona, anualmente, jovens entre 15 e 18 anos. Entre os critérios de seleção estão o perfil de bom desempenho acadêmico, perfil de liderança, engajamento em ações de impacto e empreendedorismo social.

Todos os custos de preparação para embarque, deslocamento e estada nos Estados Unidos são cobertos pela iniciativa, que exige que os participantes nunca tenham entrado naquele país.

De acordo com o prof. Edilson Pimenta, Coordenador-geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM, que atuou na preparação pré-embarque do estudante, Pedro foi selecionado pela relevância de um projeto sobre finanças de forma gameficada, nomeado Cashy finance, o qual contou com a orientação inicial da professora do IFTM Flávia Marques Bernardino e com o posterior desenvolvimento independente da iniciativa com Leunam Sousa de Jesus, seu colega de instituição. Além deles, Pedro agradece também à professora Gyzely Suely Lima, que o incentivou a inscrever seu projeto na iniciativa estadunidense.