Extensão

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, IFTM realiza o 1º Encontro do Projeto Mulheres Mil

O evento acontece no dia 8 de março, às 13h, de forma on-line com transmissão ao vivo pelo canal da instituição no YouTube e marca o início do projeto no Instituto. O Mulheres Mil tem iniciativa do Governo Federal e visa promover a formação profissional e tecnológica articulada com aumento de escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social
Publicado em 08/03/2024 08:00 Atualizado em 15/03/2024 14:10
Imagem retangular de fundo rosa claro com partes laranjas e desenhos de folhas nas lateriais. Ao centro, está escrito, nas cores laranja, preto e verde: Mulheres Mil - Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável

No dia 8 de março, data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) realiza o 1º Encontro do Projeto Mulheres Mil: Processos Formativos. O evento acontece a partir das 13h de forma on-line com transmissão ao vivo pelo canal da instituição no YouTube e marca o início do programa no Instituto, que participa pela primeira vez dessa iniciativa do Governo Federal.

O encontro tem o objetivo de auxiliar na formação de servidores que atuam no Programa Mulheres Mil de maneira a colaborar com sua melhor execução.  A abertura conta com a presença do reitor do IFTM, Marcelo Ponciano da Silva, e da pró-reitora de Extensão e Cultura do IFTM, Danielle Paoloni. Durante o evento, será apresentada a equipe gestora do programa no Instituto.

Além disso, acontece a palestra Histórias, Origens e Afetos: O Mapa da Vida como instrumento de memória coletiva e individual, ministrada por Rita de Cássia Rocha, gestora do programa no Instituto Federal do
Rio Grande do Norte (IFRN), e por Luciana Maestro, que atua com empoderamento de mulheres e agricultores familiares no Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Sobre o Programa Mulheres Mil no IFTM

O Programa Mulheres Mil tem iniciativa do Governo Federal e visa promover a formação profissional e tecnológica articulada com aumento de escolaridade de mulheres a partir de 16 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O IFTM, que tem como missão ofertar educação profissional e tecnológica, firmou parceria com as Prefeituras Municipais de Campina Verde, Ituiutaba e Patrocínio, algumas das cidades onde há campus da instituição, para a oferta de cursos de capacitação profissional. Foram disponibilizadas um total de 150 vagas, assim distribuídas:

Agente de Desenvolvimento Cooperativista (30 vagas): IFTM Campus Avançado Campina Verde;

Masseira (30 vagas): IFTM Campus Ituiutaba

Recepcionista (30 vagas): IFTM Campus Ituiutaba

Assistente Administrativa (30 vagas): IFTM Campus Patrocínio

Cuidadora de Idosos: IFTM Campus Patrocínio (30 vagas).

O curso de Cuidadora de Idosos ainda dispõe de 20 vagas para serem preenchidas, e o de Assistente Administrativa, três. As interessadas devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Patrocínio para realizar suas inscrições.

Danielle Paoloni destaca a relevância do Projeto Mulheres Mil para as comunidades locais. “O Mulheres Mil é mais uma ferramenta na promoção da inclusão social e econômica de inúmeras mulheres, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.