Últimos dias de inscrição para o Prolif 2024 do IFTM

O exame de proficiência em línguas acontece no dia 18 de maio em sete cidades onde a instituição possui unidade. Interessados podem se inscrever pela internet até sábado a um custo de R$49,90
Publicado em 15/03/2024 10:00 Atualizado em 27/03/2024 11:45
Imagem retangular de fundo colorido em tons pastel e foto de um homem negro ao centro

Seguem abertas até o próximo sábado (30), as inscrições para o exame de proficiência em línguas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Interessados devem acessar a página Testes de Proficiência em Idiomas e Intercâmbios pela internet, realizar inscrição e pagar taxa no valor de R$49,90.  Além da Guia de Recolhimento da União (GRU), os participantes do exame podem pagar o referido valor via Pix ou Cartão de Crédito.

O exame contempla as línguas inglesa, espanhola e francesa e ocorre no dia 18 de maio em horários diferentes para cada língua escolhida e nos seguintes campi: Avançado Uberaba Parque Tecnológico e Avançado Campina Verde; Uberlândia Centro; Patos de Minas; Paracatu; Ituiutaba e Patrocínio.

A prova conta com 5 questões discursivas de acordo com as seguintes áreas do conhecimento: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas, Artes e Ciências Humanas; Engenharias e Ciências Exatas e da Terra; e Letras e Línguística. No momento da inscrição, deve ser escolhida apenas 1 (uma) área do conhecimento e as perguntas devem ser respondidas em língua portuguesa.

O resultado preliminar será divulgado no dia 23 de junho e o resultado definitivo, no dia 24 de junho, após análise de possíveis recursos, ambos na página Testes de Proficiência em Idiomas e Intercâmbios.

Sobre o Prolif

O Prolif é elaborado e aplicado por professores do IFTM, sendo porta de acesso para inúmeros programas de Pós-Graduação no país, uma vez que cursos de mestrado e doutorado exigem comprovação de proficiência em Língua Estrangeira. Podem participar do teste a comunidade acadêmica da instituição – servidores e estudantes matriculados em cursos regulares – e a comunidade em geral.

O coordenador-geral do Centro de Idiomas (Cenid) e Relações Internacionais do IFTM, professor Edilson Pimenta, explica que uma dúvida muito comum sobre o Prolif é saber se ele é válido para todas as instituições de ensino brasileiras que ofertam programas de mestrado e/ou doutorado.

Sobre a questão, o professor ressalta que alguns poucos programas exigem que a prova de suficiência linguística seja a da própria universidade escolhida para estudar. "Nesse contexto, o PROLIF não seria aceito. Entretanto, inúmeros outros programas de pós-graduação esclarecem em seus editais que certificados de suficiência expedidos por outras instituições reconhecidas pelo MEC, como o IFTM, são aceitos. Logo, para todos esses programas, o certificado do PROLIF é válido. Assim, destaco que os candidatos devem verificar com atenção essa informação no edital da pós-graduação que forem participar antes de realizarem ou não o Prolif", finaliza Pimenta.

Mais informações e inscrições na página Testes de Proficiência em Idiomas e Intercâmbio.