Oportunidade!

IFTM Campus Uberlândia Centro divulga edital para desenvolvimento de site gratuito para a comunidade externa

Período de inscrições de propostas fica aberto entre 01 e 07 de abril e o produto final a ser entregue será uma landing Page
Publicado em 22/03/2024 10:40 Atualizado em 02/04/2024 12:26
Projeto será desenvolvido por estudantes do curso de Sistemas para Internet, sob a orientação de professores
Crédito: Arte: Guilherme Brasil/Jornalista

O Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), lança edital público para receber demandas da comunidade externa visando o desenvolvimento de um website do tipo landing page. Por meio do edital, os interessados podem submeter suas propostas e o desenvolvimento das landing pages será feito por estudantes do curso de Sistemas para Internet, na disciplina Projeto Front-end Web JavaScript, sob a coordenação de professores. O formul´a´rio de inscrição está disponível neste link, mas recomenda-se a leitura atenta do edital antes de preenchê-lo.

O prazo de recebimento de propostas fica aberto entre os dias 01 e 07 de abril e as inscrições devem ser feitas por meio de formulário Google. No formulário, os solicitantes vão preencher dados pessoais do demandante e do responsável pelo projeto, além de apontar o nome da iniciativa, estimativa de pessoas atingidas e uma descrição detalhada do projeto. Podem se inscrever, por exemplo, instituições de ensino, associações, coletivos sócio-culturais, microempreendedores individuais, microempresas, agricultores familiares, organizações sem fins lucrativos e até pessoas físicas.

A proposta, alinhada às novas diretrizes de extensão da educação superior brasileira, busca promover a interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade, possibilitando a troca de conhecimentos e o enfrentamento de questões contemporâneas. Segundo o coordenador do projeto, professor Wilton de Paula Filho, o edital busca “oportunizar que os estudantes do 3º período do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet coloquem em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, a partir do desenvolvimento de uma solução web voltada para a sociedade”, afirma.

“Os inscritos terão a oportunidade de participar de um processo seletivo, cujos selecionados serão beneficiados com o desenvolvimento de um site gratuito do tipo landing Page”, afirma. “A importância dessa iniciativa consiste em promover uma interação dialógica entre a comunidade acadêmica e a sociedade, a partir de uma troca de conhecimentos, através de contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social”, finaliza.

Landing Pages

Landing Page é uma categoria de site composta basicamente por uma única página e tem como objetivo principal atrair a atenção de um público específico para determinado tipo de produto ou serviço, diferentemente de um site tradicional que pode ser composto por uma variedade grande de páginas. Pode-se dizer também que uma landing page tem o objetivo único de conversão de um visitante em lead (oportunidade de negócio para o responsável pela página). A partir de landing pages é possível coletar, por exemplo, um conjunto específico de informações de potenciais clientes, tais como o nome, email e telefone.

Em 2023, um dos beneficiados pelo projeto foi Elon Osório. Responsável pela Play IN's SNK, empresa que oferece produtos relacionados ao basquete via e-commerce, Elon foi um dos selecionados e viu ali a chance de iniciar seu negócio.

"O projeto foi uma ótima oportunidade para desenvolver o meu sonho, que seria montar o e-commerce. Eu vejo que estou no caminho certo, pois estou começando pela landing page, na qual vou contar mais as histórias, passar mais o lado emocional para as pessoas, compartilhar informações referentes a jogos de basquete, modelos de tênis, lançamentos. Agradeço o IFTM por liberar esse projeto para a comunidade, pois acredito que muitos, como eu, tenham sonhos, estejam começando sua própria empresa e não sabem por onde começar. Isso é bastante válido e é um suporte muito grande a empreendedores ou futuros empreendedores", afirmou Elon à época.

Sorteio das propostas

A seleção das propostas a serem desenvolvidas será feita por meio de sorteio público. A divulgação dos resultados ocorrerá em 09 de abril, com a execução do projeto prevista para o período entre 15 de abril e 03 de julho de 2024. Os interessados devem ler atentamente o edital antes de submeter suas propostas.

É importante ressaltar que o responsável pela proposta contemplada não terá nenhum custo quanto ao desenvolvimento da landing page. Porém, quaisquer outros ônus relacionados ao projeto, tais como registro de domínio do site, hospedagem será de inteira responsabilidade da pessoa beneficiada por este edital, caso ela opte por essas funcionalidades.

Confira o edital da Chamada Pública neste link!