Pesquisa

Seguem abertas inscrições em seleções de projetos de iniciação científica do IFTM

Professores e estudantes de ensino médio e de graduação de todos os campi da instituição podem inscrever projetos e pleitear vagas. Bolsas para discentes são no valor de R$700 e R$300. Há ainda vagas para voluntários
Publicado em 10/06/2024 10:45 Atualizado em 10/06/2024 16:49
Imagem retangular de fundo laranja escuro com foto de um homem segurando uma lâmpada nas mãos

A pesquisa científica é um dos pilares dos Institutos Federais, ao lado do ensino e da extensão. Estimulá-la por meio de projetos então faz parte do dia a dia dessas instituições, que têm papel fundamental no desenvolvimento das comunidades onde estão inseridas.

Nesse sentido, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) está com inscrições abertas para seleção de projetos de iniciação científica e tecnológica realizados por professores e estudantes de todos os seus campi nas mais diversas áreas do conhecimento.

Discentes de ensino médio e de graduação regularmente matriculados no IFTM podem pleitear vagas nas seleções, desde que possuam um orientador (a) e cumpram todos os pré-requisitos exigidos nos editais. As inscrições acontecem até 27 de junho e devem ser feitas pelo orientador (a) do projeto no Virtual IF – módulo MPES, onde serão inseridos os documentos solicitados.

São ofertadas um total de 133 vagas, sendo 21 vagas com bolsa para estudantes de graduação; 20 vagas com bolsa para discentes de graduação que entraram no IFTM por meio de política de ações afirmativas; 15 vagas para estudantes de graduação para atuarem como pesquisadores voluntários; e 77 vagas para discentes de ensino médio. As vagas serão distribuídas entre as unidades de ensino do IFTM.

Os projetos de pesquisa científica que forem contemplados com bolsa terão duração de 12 meses. Já os projetos voluntários durarão de 6 a 12 meses. As bolsas para estudantes de graduação têm valor de R$700 e para estudantes de ensino médio, de R$300. Para bolsistas de graduação, a carga horária semanal de dedicação é de 20 horas. Para bolsistas do ensino médio, é de 12 horas. Para voluntários, a carga horária semanal é de 8 horas para a graduação e de 6 horas para o ensino médio. As atividades têm início em setembro deste ano.

Mais informações e editais na íntegra na página Editais de Iniciação Científica e Tecnológica do IFTM.