Novo PPC

Publicado novo Projeto Pedagógico do curso de Tecnologia em Logística do Campus Uberlândia Centro

Com foco em gestão integrada e mercado de trabalho, documento traz mudanças na estrutura curricular
Publicado em 23/05/2024 00:00 Atualizado em 27/05/2024 18:48
Novo PPC traz, entre outras coisas, nova distribuição de carga horária e novas disciplinas
Crédito: Divulgação

O curso Superior de Tecnologia em Logística do IFTM Campus Uberlândia Centro reformulou seu Projeto Pedagógico (PPC), com foco em gestão integrada e demandas do mercado. A nova versão, válida para a próxima turma ingressante, traz mudanças significativas na estrutura curricular, com alteração de carga horária e metodologias, com o objetivo de formar profissionais ainda mais preparados para os desafios da área.

Entre as principais novidades, destacam-se a maior integração entre as áreas de Logística, Marketing e Tecnologia, com a inclusão de disciplinas como “Logística Reversa” e “Logística Internacional”, e a ênfase em práticas de gestão inovadoras e sustentáveis. A carga horária total do curso também foi ajustada para 1.600 horas, com maior flexibilidade para o aluno.

Uma das grandes novidades do novo PPC é a substituição do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por Projetos Extensionistas. Agora, o estudante terá mais oportunidades de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em projetos reais, que beneficiam a comunidade e o mercado de trabalho.

Outra grande novidade é a adoção do ensino híbrido, combinando aulas presenciais e a distância. Com essa metodologia, o estudante terá mais flexibilidade para organizar seus estudos e desenvolver sua autonomia, sem abrir mão da interação com professores e colegas em sala de aula. A plataforma Moodle será utilizada, preferencialmente, como ambiente virtual de aprendizagem, complementando as aulas presenciais com materiais interativos, fóruns de discussão e atividades online.

O novo PPC foi elaborado a partir de uma análise aprofundada das demandas do mercado de trabalho e das tendências da área de Logística. "O novo PPC do curso de Logística é um marco para o IFTM Uberlândia Centro. Estamos oferecendo uma formação completa e atualizada, que vai preparar nossos estudantes para os desafios do mercado de trabalho e para construir carreiras de sucesso na área. Com o novo PPC, o curso está mais moderno, flexível e alinhado com as demandas do mercado, oferecendo aos estudantes uma experiência de aprendizagem completa e transformadora”, afirma Bruno Roberto Martins Arantes, coordenador do curso.

Grade curricular atualizada

A disciplina de  Logística Reversa é nova no currículo e trata da gestão do fluxo reverso de materiais, com foco em sustentabilidade e responsabilidade ambiental, já outra nova disciplina, Logística Internacional prepara o aluno para atuar em operações de importação e exportação, com foco em legislação, documentação e transporte internacional.

Além disso, disciplinas como Gestão da Produção, Gestão de Marketing e Gestão de Pessoas foram atualizadas para contemplar as novas tecnologias e práticas de gestão. A nova versão do PPC também prevê o uso de metodologias ativas de ensino, como jogos de empresas e projetos extensionistas, com o objetivo de proporcionar uma experiência de aprendizagem mais dinâmica e prática. Outro ponto de destaque neste novo PPC é a adequação das ementas e objetivos das unidades curriculares de Estatística, agora com foco na formação e preparação dos estudantes para o uso de ferramentas em um contexto de Análise de Dados para apoio no processo decisório.

Nova carga horária

A carga horária total do curso foi ajustada para 1.600 horas, distribuídas em cinco semestres, com a possibilidade de o aluno escolher disciplinas optativas de acordo com seus interesses e objetivos de carreira. No PPC anterior, a carga horária total era de pouco mais de 1.800 horas.

Deste total,  900 horas são de atividades presenciais, distribuídas em 15 unidades curriculares, outras 540 horas de atividades a distância, com 14 unidades curriculares. As 160 horas restantes são voltadas para a extensão curricularizada, em dois projetos extensionistas. O novo PPC também incentiva a participação dos alunos em projetos de pesquisa e extensão, além de atividades complementares como cursos, workshops e palestras e a realização de estágios não obrigatórios.

Os interessados em conferir o PPC e mais informações sobre o curso podem acessá-lo neste link.

A primeira turma a cursar Tecnologia em Logística no novo PPC dará entrada no segundo semestre deste ano. O edital para ingresso já foi divulgado e as inscrição ficam abertas entre os dias 25 de maio e 30 de junho.