Processo Seletivo 2024/2

Processo seletivo de meio de ano do IFTM abre inscrições a partir de 25 de maio

Vagas são para cursos técnicos e para graduações com ingresso no segundo semestre deste ano. Interessados devem se inscrever até 30 de junho de forma gratuita pela internet
Publicado em 24/05/2024 12:00 Atualizado em 24/05/2024 13:50
Imagem retangular com duas perspectivas: ao lado esquerdo, de fundo verde claro, fotos coloridas de estudantes de ensino médio; ao lado direito, de fundo verde e azul, fotos coloridas de dois estudantes do ensino superior
Crédito: Divulgação

A partir de 25 de maio, estão abertas inscrições para o processo seletivo de meio de ano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). As vagas ofertadas são para cursos técnicos e para graduações com início das aulas no segundo semestre deste ano.

Interessados devem se inscrever até o dia 30 de junho pela internet na página Ingresso do IFTM de forma gratuita. Candidatos que não tiverem acesso à internet podem ir a uma das unidades do IFTM para realizarem sua inscrição utilizando a estrutura da instituição.

Cursos e vagas

Para os cursos técnicos, são ofertadas 175 vagas nos seguintes cursos e campi/polo:

IFTM Campus Patos de Minas: 40 vagas para o curso Técnico em Eletrotécnica (presencial noturno)

IFTM Campus Uberlândia: 40 vagas para o curso Técnico em Agropecuária (presencial matutino)

IFTM Campus Uberlândia Centro: 60 vagas para o curso Técnico em Redes de Computadores (presencial vespertino e presencial noturno)

Polo João Pinheiro: 35 vagas para o curso Técnico em Administração (presencial noturno)

Os cursos técnicos ofertados nesta seleção são da modalidade concomitância externa, ou seja, os candidatos cursarão o ensino técnico no IFTM e ensino médio em outra instituição, se ainda não o concluíram. Além disso, os candidatos a tais vagas devem já ter concluído pelo menos o 1º ano do ensino médio, com exceção dos cursos ofertados pelo Campus Uberlândia Centro e pelo Polo João Pinheiro. Para estes, basta o estudante estar matriculado no ensino médio, sem a exigência de já ter cursado o 1º ano.

A seleção acontece por meio de sorteio eletrônico público transmitido ao vivo pelo canal do IFTM no YouTube no dia 5 de julho.

Para as graduações, o IFTM está ofertando 265 vagas, assim distribuídas:

IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico: 30 vagas para Bacharelado em Engenharia da Computação (integral) e 30 vagas para Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (noturno)

IFTM Campus Paracatu: 30 vagas para Bacharelado Em Engenharia Elétrica (noturno) e 35 vagas para Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (noturno)

IFTM Campus Patrocínio: 35 vagas para Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (noturno) e 35 vagas para Tecnologia em Gestão Comercial

IFTM Campus Uberlândia: 40 vagas para Bacharelado em Engenharia Agronômica (integral)

IFTM Campus Uberlândia Centro: 30 vagas para Tecnologia em Logística (noturno)

Podem participar do processo seletivo para cursos superiores candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2014 a 2023 ou que já seja portador de diploma de curso superior.

Para quem utilizar a nota do Enem, a classificação acontece por meio da média global das notas das Áreas de Conhecimento e Redação do exame constante no Boletim Individual de Resultado. Já para aqueles que se inscreverem como portadores de diploma, a nota final consiste em cálculo da média global (soma das disciplinas que tenham nota, dividindo-se pela quantidade destas disciplinas).

O resultado preliminar desta seleção será publicado no dia 8 de julho, e o final, no dia 15 de julho, ambos na página Ingresso do IFTM.

Reserva de vagas

O IFTM dispõe de políticas de reserva de vagas e de ações afirmativas. Assim, do total de vagas ofertadas em cada edital de processo seletivo, 60% são destinadas a candidatos optantes por tal sistema e 5% a pessoas com deficiência. Candidatos que não se enquadram em nenhum dos grupos de concorrência definidos nos editais participam da seleção como ampla concorrência, que fica com 35% das vagas.

Todos os candidatos aprovados nas vagas reservadas e nas ações afirmativas devem comprovar essa condição no ato da matrícula e os candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas passarão por banca de heteroidentificação para constatação da veracidade da autodeclaração.

Mais informações na página de Ingresso do IFTM e também no canal do YouTube, onde existem vídeos explicativos sobre grupos de concorrência e ações afirmativas, além de lives de apresentação de diversos cursos ofertados pela instituição.

Início das aulas

Tanto para os cursos técnicos quanto para as graduações, as aulas estão previstas para começarem no dia 30 de julho. Entretanto, em função da greve de servidores que acontece atualmente na maior parte dos campi do IFTM, essa data pode sofrer alteração. Cabe aos candidatos aprovados acompanharem informações por e-mail e também no site e nas redes sociais oficiais da instituição.