Inovação

IFTM realiza desafio de inovação em parceria com empresa privada

O 1º Desafio de Inovação NIT/IFTM “GRANTO SEGUROS: Interpretando documentos com Inteligência Artificial” tem o objetivo de promover colaboração estratégica entre a academia e a empresa do setor privado, com ênfase no desenvolvimento tecnológico e inovação. Podem participar estudantes do Instituto regularmente matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação ofertada pela instituição nas áreas de Informática, Programação e afins. Inscrições de 28 de maio a 28 de junho
Publicado em 27/05/2024 14:30 Atualizado em 05/06/2024 15:32
Foto colorida de um jovem negro, ao centro da imagem, segurando um celular em uma das mãos e vibrando, com jeito de vitória, com a outra mão
Crédito: Divulgação

A inovação é hoje um dos pilares de desenvolvimento e foco da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil, da qual fazem parte os Institutos Federais. Como forma de estimular e incentivar a comunidade acadêmica nesse sentido, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), por meio do seu Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), firmou parceria com a empresa Granto Seguros para a realização do 1º Desafio de Inovação NIT/IFTM “GRANTO SEGUROS: Interpretando documentos com Inteligência Artificial”.

O desafio tem como objetivo promover colaboração estratégica entre a academia e a empresa do setor privado, com ênfase no desenvolvimento tecnológico e inovação, de forma a trazer soluções para um problema prático apresentado por ela.

A disputa acontece em duas fases: na primeira, as equipes participantes realizam inscrição e submetem proposta para solucionar o problema especificado no edital. Em seguida, a Granto Seguros realiza seleção das propostas submetidas. Na segunda fase, a equipe vencedora é convidada a desenvolver o projeto em conjunto com a referida empresa pelo período de 1 ano, mediante pagamento de bolsa tanto para o pesquisador (orientador) quanto para os estudantes da equipe.

Podem participar do 1º Desafio de Inovação NIT/IFTM “GRANTO SEGUROS” estudantes do Instituto regularmente matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação ofertada pela instituição nas áreas de Informática, Programação e afins. As inscrições acontecem de 28 de maio a 28 de junho na página do evento.

Serão premiadas as duas primeiras equipes melhores colocadas na seleção. A premiação ocorre em dinheiro, sendo que a equipe classificada em primeiro lugar receberá o valor de R$ 6.000,00 e a equipe classificada em segundo lugar, R$ 2.000,00.

Formação de equipes

As equipes participantes do desafio devem ser compostas por 4 integrantes, sendo 1 orientador (docente ou técnico-administrativo do IFTM) e 3 discentes dos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Software, Engenharia da Computação, Especialização em Ciência de Dados, Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Licenciatura em Computação, no âmbito de qualquer um dos campi do IFTM, sendo vedada a participação de grupos com número de participantes diferente do estabelecido.

Os discentes devem ser maiores de 18 anos. Caso não sejam, devem obrigatoriamente apresentar ciência e autorização dos pais ou responsáveis conforme modelo disponível no Anexo I do edital. Os componentes da equipe podem pertencer a campi e cursos diferentes.

Resultados

No dia 16 de agosto, acontece evento presencial para premiação e divulgação dos resultados do 1º Desafio de Inovação NIT/IFTM “GRANTO SEGUROS”. A partir de 1º de outubro, tem início o desenvolvimento do projeto escolhido, o que segue até 31 de setembro do ano que vem, com a entrega final da solução.

Sobre o NIT

O IFTM conta com um setor voltado especificamente para fomentar a inovação entre servidores e estudantes. É o Núcleo de Inovação Tecnológica, o NIT, que fisicamente fica localizado na reitoria, em Uberaba/MG, e está vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto.

“O NIT tem o princípio de criar oportunidades de integração da pesquisa tecnológica com as demandas das empresas e/ou validar tecnologias inovadoras de forma a aliar os esforços de coordenação do desenvolvimento conjunto para a região e para o país”, explica Kety Caparelli, coordenadora do Núcleo.

Para isso, o Núcleo de Inovação Tecnológica promove eventos, bate-papos, reuniões, visitas e capacitações acerca da temática de forma a explicar e orientar as comunidades interna e externa sobre o mundo da inovação, suas leis e normas, seu funcionamento, e toda a parte de registro de patentes, marcas, etc. Além disso, realiza parcerias com instituições de fomento na busca de recursos orçamentários e financeiros.

“O NIT está à disposição de todos os servidores e estudantes do IFTM e também de empresas e negócios para conversar sobre inovação, novos projetos e novas ideias, afinal, inovar é fundamental para o progresso da sociedade, e nós, como Instituto Federal, temos também essa função”, destaca Caparelli.

Sobre a Granto Seguros

A Granto Seguros é uma empresa localizada em Uberaba/MG, que tem a missão de revolucionar o mercado de seguros. Por meio da simplicidade e humanidade, proporcionam segurança. confiança e tranquilidade para os empreendedores.

Em 2023, foi premiada no Ranking de 70 Melhores Empresas Para Trabalhar GPTW, do estado de Minas Gerais, em parceria com o Estado de Minas, Revista Encontro, ABRH MG e Grupo Hel. Na categoria de pequenas empresas, ficaram em 12º lugar.