Processo Seletivo 2024/2

Abertas inscrições para processo seletivo em curso de especialização no IFTM Campus Avançado Campina Verde

É a primeira vez que a unidade oferta vagas de pós-graduação. O curso chama-se Especialização em Tecnologias Digitais na Prática Pedagógica e é presencial, com duração de 12 meses. A seleção conta com 30 vagas destinadas a candidatos com curso superior em licenciatura em quaisquer áreas da Educação para ingresso no 2º semestre deste ano
Publicado em 05/06/2024 16:30 Atualizado em 05/06/2024 17:59
Imagem retangular de fundo verde lima e azul claro e escuro com foto de dois jovens ao centro: uma negra e um branco, ambos usando óculos de grau e camisetas brancas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) está com novo curso de pós-graduação. É a Especialização em Tecnologias Digitais na Prática Pedagógica, com aulas presenciais no IFTM Campus Avançado Campina Verde que, pela primeira vez, oferta vagas em nível de pós-graduação.

Para ingresso no 2º semestre deste ano, o processo seletivo para o curso oferta 30 vagas destinadas a pessoas com curso superior em licenciatura em quaisquer áreas da Educação e que, preferencialmente, atuam como professores nas redes de ensino.

As inscrições para a seleção estão abertas até o dia 30 de junho e devem ser feitas pela internet na página Ingresso do IFTM a um custo de R$60,00, que pode ser pago por boleto – Guia de Recolhimento da União, com pagamento exclusivo no Banco do Brasil – ou por Pix.

A seleção ocorre por meio de análise de currículo e de memorial, sendo que a primeira vale 60 pontos, e a segunda, 40, totalizando 100 pontos.

Isenção da taxa de inscrição

Candidatos que não tiverem condições de arcar com o valor de R$60,00 podem solicitar isenção do pagamento até dia 7 de junho. Esse benefício é voltado para quem cursou integralmente o ensino fundamental ou o ensino médio em escola da rede pública ou que foi bolsista integral em escola particular e que possua renda familiar por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio ou que seja inscrito no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico).

Para solicitar a isenção, o candidato deve assinalar a opção no sistema de inscrição e anexar os documentos comprobatórios da sua situação. Os pedidos serão analisados pela Comissão Permanente de Processo Seletivo (Copese) da reitoria do IFTM e o resultado definitivo será divulgado em 11 de junho na página Ingresso do IFTM.

Reserva de vagas

O IFTM dispõe de políticas de ações afirmativas. Do total de vagas ofertadas neste processo seletivo, 20% são destinadas a candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), quilombolas e indígenas e 5% a pessoas com deficiência. Candidatos que não se enquadram em nenhum desses grupos, participam da seleção como ampla concorrência, que fica com 75% das vagas.

Todos os candidatos aprovados nas ações afirmativas devem comprovar tal condição no ato da matrícula e a instituição constituirá comissão para verificação da veracidade da autodeclaração entregue pelos candidatos negros, quilombolas ou indígenas.

Mais informações na página Ingresso do IFTM e também no canal do YouTube, onde existem vídeos explicativos sobre ações afirmativas.

Resultados e matrículas

O resultado preliminar será divulgado em 10 de julho e o resultado definitivo, dia 18, ambos na página Ingresso do IFTM. O prazo de recurso é de 48 horas após as divulgações. Resultados e convocações não serão fornecidos por telefone, e-mail, fax ou telegrama.

As matrículas em 1ª chamada acontecem a partir de 19 de julho.

Mais informações na página Ingresso do IFTM.