MEC

MEC publica novo catálogo de cursos superiores de tecnologia

A quarta edição do documento é totalmente digital e traz 25 novas graduações de tecnólogo
Publicado em 07/06/2024 10:30 Atualizado em 07/06/2024 12:46
Compartilhe:
Compartilhe:
Foto colorida de uma mulher, vestindo jaleco branco, escrevendo em papel em cima de uma bancada de laboratório, que possui diversos equipamentos da área
Foto colorida de uma mulher, vestindo jaleco branco, escrevendo em papel em cima de uma bancada de laboratório, que possui diversos equipamentos da área
Crédito: Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou nesta quinta-feira, 6 de junho, a quarta edição do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST). O documento, totalmente digital, apresenta 25 novos cursos, abrangendo 153 graduações de tecnólogo. Os cursos superiores de tecnologia são conhecidos por ter uma formação mais focada no mundo do trabalho. 

O catálogo é referência para os processos de autorização, de reconhecimento e de renovação de reconhecimento das graduações tecnológicas. Além disso, traz informações como carga horária, infraestrutura mínima para os cursos, possibilidades de atuação, perfil do egresso e legislação profissional.  

Processo participativo — A atualização do catálogo foi subsidiada por meio de consulta às instituições de educação ofertantes, com participação de todas as redes de educação profissional e tecnológica (EPT). Foram recebidas mais de 1,5 mil contribuições, todas analisadas pelo Comitê constituído pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC. O CNCST foi validado junto ao Conselho Nacional de Educação (CNE) e publicado pelo MEC por meio da Portaria nº 514, de 4 de junho de 2024.  

Áreas tecnológicas – Uma das novidades da atualização foi a inclusão de 37 áreas tecnológicas, com exceção apenas dos eixos produção alimentícia e segurança, que não foram subdivididos. Em razão das novas diretrizes curriculares nacionais da EPT, incorpora-se o conceito de áreas tecnológicas para estruturar a segmentação dos eixos tecnológicos e busca-se, de forma mais contundente, a identificação das possibilidades de itinerários formativos.  

Dentre os novos cursos do catálogo, destacam-se: mídias sociais digitais​; biotecnologia; cosméticos​; produção de cerveja; gestão de energia e eficiência energética; design educacional; e internet das coisas​.

Fonte: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/junho/mec-publica-novo-catalogo-de-cursos-superiores-de-tecnologia 

Compartilhe:

Notícias relacionadas