Extensionistas do IFTM atuam em hortas comunitárias em Patos de Minas

Veja a notícia na íntegra
Publicado em 18/06/2024 08:00 Atualizado em 24/06/2024 13:12
Equipe executora do projeto
Crédito: André Mangetti Grub

Alunos e professores do IFTM Campus Patos de Minas estão colaborando na produção de alimentos em hortas urbanas comunitárias, administradas por moradores, dos bairros Novo horizonte e Jardim Esperança I da cidade de Patos de Minas.

O projeto de extensão “Hortas comunitárias: uma alternativa para produção de alimentos para comunidade de Patos de Minas” tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de hortas urbanas comunitárias em espaço sustentável, inclusivo e educativo, visando a segurança alimentar de famílias de baixa renda, além de fortalecer os laços comunitários e incentivar práticas agrícolas sustentáveis.

O coordenador do projeto, professor André Mangetti Grub, atualmente está como coordenador do curso em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio. Ele destaca que as hortas comunitárias podem proporcionar às pessoas, em ambientes urbanos, a oportunidade de cultivar alimentos frescos e de qualidade. Além disso, as hortas urbanas atuam como espaços de aprendizado para a conscientização sobre agricultura orgânica e alimentação saudável, desenvolvimento de habilidades manuais práticas, trabalho em equipe, estímulos sensoriais e projetos interdisciplinares.

Os alunos extensionistas do projeto, quatro estudantes bolsistas e seis voluntários, são estudantes do curso de Agroecologia. As professoras Ana Rita Silva e Renata Marques dos Santos também fazem parte da equipe executora do projeto.

Ainda segundo o professor André Grub, “essa ação de extensão está promovendo excelentes trocas de aprendizagem e de conexão entre o IFTM e a comunidade externa, contribuindo para um ensino mais contextualizado e relevante, de forma a possibilitar aos estudantes aplicar seus conhecimentos, na prática, em desafios reais enfrentados pela comunidade, resultando, assim, em benefícios mútuos.”

Durante o primeiro mês do projeto, os extensionistas atuaram no manejo do solo e no plantio de hortaliças. Conheceram, na prática, técnicas da agricultura orgânica, realizaram uma composteira para adubo, contribuíram na limpeza da horta, interagiram com a comunidade local e divulgaram as hortas comunitárias no desfile do aniversário da cidade de Patos de Minas.

Nos próximos meses de trabalho, a equipe executora do projeto pretende atuar em outras hortas urbanas presentes na cidade.

Por meio do projeto “Hortas comunitárias: uma alternativa para produção de alimentos para comunidade de Patos de Minas”, o IFTM Campus Patos de Minas atua em consonância com os artigos 6 e 7 da Lei nº 11.892/2008, que dispõe sobre a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, ao estabelecer que os Institutos Federais são orientados não apenas para a educação formal, mas também para a promoção da pesquisa e da extensão.

As atividades de extensão visam a interação entre a instituição de ensino e a sociedade, levando conhecimentos acadêmicos para além dos muros da instituição e contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural.