Conif

JIF 2025 será o maior já realizado na Rede Federal. Etapas locais estão mantidas neste ano

A etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais, prevista para este ano, foi adiada para o ano que vem. A decisão foi tomada pelo pleno do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica durante a 134ª reunião do colegiado, encerrada em 13/6, em Juiz de Fora/MG. A ausência dos estudantes das instituições do Rio Grande do Sul e a a recente tragédia envolvendo servidores e estudantes do Instituto Federal do Pará foram os motivos do adiamento das competições
Publicado em 14/06/2024 14:30 Atualizado em 21/06/2024 10:55
Foto colorida de estudantes-atletas mulheres de Instituto Federal jogando vôlei
Crédito: Marcus Fogaça/Conif

A etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF), prevista para este ano, foi adiada para 2025. A decisão foi tomada pelo pleno Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), durante a 134ª reunião do colegiado, encerrada hoje (13/6), em Juiz de Fora (MG). Os jogos serão realizados em 2025, ainda sem sede e data definidas.

A ausência dos estudantes das instituições do Rio Grande do Sul foi um dos principais motivos para o adiamento. Os Institutos Federais Sul-rio-grandense (IF Sul), Farroupilha (IFFar) e Rio Grande do Sul (IFRS) não tem previsão de quando irão conseguir realizar as etapas locais. Segundo o pleno do Conselho, a não participação desses alunos comprometeria o caráter nacional da competição.

Além disso, a recente tragédia envolvendo servidores e estudantes do Instituto Federal do Pará (IFPA) — que resultou na morte de um estudante e quatro servidores, além de deixar vários feridos — e a greve dos servidores Técnico-administrativos e docentes, que ainda perdura, influenciaram na decisão.

O pleno do Conif ainda decidiu que a etapa regional dos jogos será realizada em 2025. No entanto, a proposta dos dirigentes às instituições é que as etapas locais ocorram em 2024 e sejam mais abrangentes e inclusivas, com um número maior de estudantes.

Fonte: https://portal.conif.org.br/comunicacao/gerais/jif-2025-sera-o-maior-ja-realizado-na-rede-federal-etapas-locais-estao-mantidas-neste-ano