Visitas

Professores do IFTM Campus Patos de Minas participam da 1ª Edição do ELI SUMMIT MG

Veja a notícia na íntegra
Publicado em 21/06/2024 18:50 Atualizado em 21/06/2024 18:54
Participantes da 1ª Edição do ELI SUMMIT MG
Crédito: Comissão organizadora do evento

O IFTM Campus Patos de Minas participou da 1ª Edição do ELI SUMMIT MG, evento promovido pelo Sebrae Minas, durante o HardTech Innovation, em Itajubá/MG.

Durante o evento, foram abordados temas de grande relevância como empreendedorismo, inovação, tecnologia, indústria 4.0, inteligência artificial, sustentabilidade, eficiência energética, transformação digital, ecossistema de inovação, startups, investimentos, capital de risco, governo e setor público, educação, robótica, drones, manutenção e astrofísica.

O HardTech Innovation atuou como uma importante plataforma para promover conexões e aprendizado entre os diversos ecossistemas locais de inovação. Por meio das palestras e das discussões, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer cases de sucesso de comunidades e de ambientes que promovem a inovação, além de explorar políticas públicas que incentivam esses processos.

Também houve momento de visitas técnicas a locais de ponta como o Laboratório Nacional de Astrofísica, o Observatório Pico dos Dias, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), o Centro Tecnológico do Pré-Sal Brasileiro, o Centro de Hidrogênio Verde, o Centro de Empreendedorismo (CEU) e o Maker Space - Fab Lab.

Para a professora Junia Magalhães, o evento foi uma oportunidade perfeita para expandir redes profissionais, estabelecer contatos valiosos e criar parcerias estratégicas voltadas para a inovação. O ecossistema de Itajubá, segundo ela, é verdadeiramente inspirador.

Para o professor Thiago Larquer, participar do evento foi importante para poder compreender o ecossistema de inovação em Itajubá, como a cidade se destaca no desenvolvimento de pesquisas e como a universidade exerce uma forte influência nesse ambiente.  O professor ainda destaca a vocação para projetos na área de energia e a recorrência de temas sobre a transformação digital e a inteligência artificial. Experiências valiosas que serão compartilhadas com os estudantes do campus.

A participação dos professores do IFTM Campus Patos de Minas no ELI SUMMIT MG e no HardTech Innovation 2024 foi extremamente enriquecedora, proporcionando um amplo aprendizado, além de fortalecimento do compromisso da instituição com a inovação e a tecnologia.