UBES

UBES define rumos para os próximos anos e elege Hugo Silva como novo presidente

A União Brasileira de Estudantes Secundaristas encerrou no último domingo (16), seu 45º Congresso na cidade de Belo Horizonte, com a participação de milhares de todo o Brasil, a definição dos rumos do movimento estudantil para os próximos anos e a eleição da nova diretoria da entidade
Publicado em 17/06/2024 10:00 Atualizado em 24/06/2024 17:35
Foto colorida de jovem negro votando nas eleições para a nova diretoria da UBES
Crédito: @caldaspedr

A UBES encerrou no último domingo (16), seu 45º Congresso na cidade de Belo Horizonte, com a participação de milhares de todo o Brasil, a definição dos rumos do movimento estudantil para os próximos anos e a eleição da nova diretoria da entidade.

Na plenária final do encontro, realizado no ginásio do Mineirinho, Hugo Silva, 20, estudantes do Instituto Federal de São Paulo, foi eleito presidente da UBES e terá, a partir de agora, a responsabilidade de representar os mais de 40 milhões de estudantes do ensino médio, fundamental e técnico brasileiro.

O estudante ganhou destaque no último ano nas mobilizações pela revogação do Novo Ensino Médio que ganharam o país, contra a militarização e privatização das escolas.

Chapas participantes

• Chapa 1: Unidade sem Medo
  • Chapa 2: Oposição: Mudar a UBES contra o novo ensino médio e as privatizações
  • Chapa 3: Unidade e luta para reconstruir a educação e o Brasil

Do total de 4.121 votos, a chapa da nova diretoria da UBES “Unidade e luta para reconstruir a educação e o Brasil” obteve 82,69% dos votos.

O Congresso da UBES, que teve início no dia 14/06, reuniu, por três dias, milhares de estudantes de todos os estados brasileiros em Belo Horizonte. Foram debatidos temas como passe livre estudantil, reforma do novo ensino médio e gestão democrática. Além de atos contra o PL 1904, solenidades pelos estudantes e povo Gaúcho, combate ao genocídio da juventude negra e os desafios do ensino técnico.

Fonte: https://www.ubes.org.br/2024/ubes-define-rumos-para-os-proximos-anos-e-elege-hugo-silva-como-novo-presidente/