OBAP

IFTM Campus Uberlândia é duplo ouro na 13ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) 2024

Instituição conquista medalhas de ouro nas modalidades Técnico Integrado e Técnico Subsequente na competição em Barretos, - SP
Publicado em 25/06/2024 06:00 Atualizado em 25/06/2024 06:39

Crédito:

No período de 19 a 22 de junho de 2024, aconteceu em Barretos, SP, a fase presencial e final da 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). A etapa mais aguardada pelos competidores reuniu 147 estudantes classificados na fase virtual da OBAP, aplicada em abril deste ano, com a participação de 6.014 competidores de instituições de todos os estados do país.

No total, 49 equipes competiram na fase presencial, formadas por um orientador e três estudantes, distribuídos em duas modalidades: Técnico Integrado, com 38 equipes de estudantes do ensino técnico integrado ao Ensino Médio, e Técnico Subsequente, com 11 equipes de alunos de cursos subsequentes que já concluíram o Ensino Médio.

Os competidores, matriculados em cursos ligados à Agropecuária e áreas afins de 18 estados brasileiros, enfrentaram um dia de prova (20/06) com desafios teóricos e práticos, como regulagem e uso de maquinário agrícola, simulação de técnicas de inseminação artificial, produção de insumos agrícolas, levantamento planialtimétrico e amostragem de solos. As provas aconteceram no Campus Barretos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Nesta edição, o IFTM Campus Uberlândia obteve um feito inédito, conquistando medalhas de ouro nas duas modalidades. As equipes vencedoras foram:

Us Mineirin 2.4 (Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio), composta pelos estudantes Marcello Matheus Corrêa (3°A), Thallys Mariano Araújo Cabral Mello (3°B) e Théo Filipe Salviano Belo (3°A), orientados pelo professor Heliomar Baleeiro de Melo Júnior.
Us Mió di Bão (Técnico em Agropecuária Subsequente), composta pelos estudantes Cristiano Rodrigues Ferreira dos Santos, José Eduardo Duarte Mendes e Wellington Ribeiro Vieira, ambos do 2° período do curso, orientados pelos professores Heliomar Baleeiro de Melo Júnior e Juvenal Caetano de Barcelos.
Além das medalhas de ouro, as equipes Us Mineirin 2.4 e Us Mió di Bão receberam troféus e obtiveram as maiores notas nas provas práticas, destacando-se pela competência e dedicação. A OBAP, realizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) desde 2011, visa aprimorar o ensino técnico ligado à Agropecuária, incentivando práticas sustentáveis e inovadoras.

O professor Heliomar Baleeiro de Melo Júnior destacou a importância da participação na competição, mencionando o esforço coletivo e a dedicação dos estudantes como fatores decisivos para o sucesso. O IFTM Campus Uberlândia mantém um histórico de excelentes resultados na OBAP desde sua primeira edição, reforçando sua competitividade e excelência no ensino técnico.