Greve dos servidores

IFTM Campus Uberaba retoma segunda-feira, 1º de julho, de forma integral atividades acadêmicas após encerramento da greve dos servidores administrativos e docentes

A próxima semana será marcada por reuniões entre a gestão da administração, servidores e discentes
Publicado em 28/06/2024 15:41 Atualizado em 28/06/2024 22:10
Imagem com fundo verde, com os dizeres
Imagem com fundo verde, com os dizeres "Comunicado Oficial" em branco, com a logomarca do IFTM Campus Uberaba do lado inferior direitor

Com a finalização da paralisação dos servidores administrativos e docentes, deliberada em assembleia realizada no dia 25 de junho, a partir da próxima segunda-feira, 1º de julho, as atividades acadêmicas do IFTM Campus Uberaba serão retomadas de forma integral.

O retorno acontece após assinatura dos Termos de Acordo nº 10/2024 (técnicos) e nº 11/2024 (docente), pelos Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e os representantes da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA) e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), no último dia 27 de junho.

O calendário acadêmico já havia sido retomado no dia 24 de junho, e, a partir do dia 1º de julho, todas as aulas e atividades serão retomadas. Segundo o diretor-geral do Campus Uberaba, professor Bruno Pereira Garcês “um novo calendário acadêmico será debatido com a comunidade para garantir o direito à educação e proporcionar a melhor forma de se recuperar as atividades não desenvolvidas no período de greve”, disse.

Na segunda-feira, dia 1ºde julho, haverá uma reunião inicial da gestão do Campus com o comando da greve para informes e proposição inicial do novo calendário acadêmico, e, à tarde, a partir das 16h40, no auditório da instituição será realizada uma reunião com os representantes discentes de cada turma, Diretório Central dos Estudantes (DCE) e representantes de outras organizações estudantis para ouvir as demandas dos alunos em relação ao retorno das atividades e calendário acadêmico.

No dia 2 de julho, terça-feira, também no auditório do Campus, acontece reunião com todos os servidores para tratar sobre o retorno das atividades e sugestão de calendário acadêmico de reposição das aulas.

Para finalizar, na sexta-feira, dia 5 de julho, o Conselho Gestor e a direção geral se reúnem para aprovar a proposta de calendário construída após as discussões com a comunidade.

“Todo o processo será aberto a discussões, questionamentos e diálogo entre todos e todas para garantir a melhor proposta para as atividades acadêmicas, minimizando os impactos e garantindo a qualidade do ensino ofertado pelo IFTM Campus Uberaba. A direção geral reforça que está disponível para atender a comunidade pelos canais oficiais, e-mail: dg.ura@iftm.edu.br e telefone 34 3319-6014 ”, enfatizou Bruno Garcês.

Resultados alcançados

De acordo com o SINASEFE, uma das principais conquistas foi a recomposição orçamentária das Instituições Federais de Ensino (IFEs). Além disso, foi aprovado no Senado o Projeto de Lei que cria a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

Também houve avanços significativos nas carreiras de técnicos-administrativos e docentes, com a previsão de reajustes para 2025 e 2026.

As propostas aprovadas podem ser conferidas neste link.