IFTM receberá quase 40 milhões para consolidação e expansão

O valor vem por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Com ele, a instituição construirá seu novo campus, localizado na cidade de Sete Lagoas, e também promoverá melhorias em campi já existentes como a construção de refeitórios, bibliotecas, salas de aula e laboratórios
Publicado em 12/07/2024 14:30 Atualizado em 12/07/2024 15:53
Foto colorida de estudantes de Instituto Federal mexendo em robô em cima de uma mesa em laboratório

Os últimos meses têm sido de importantes conquistas para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que, ao longo de anos, vem sofrendo com contingenciamentos e cortes em seu orçamento, o qual ainda não é suficiente para atender as demandas das instituições que a compõe, com seu crescente número de matrículas estudantis.

Em março deste ano, o Governo Federal anunciou a criação de mais 100 campi de Institutos Federais pelo Brasil. No que tange o IFTM, a instituição foi contemplada com mais um campus, que será construído na cidade de Sete Lagoas, a 72 km de distância da capital mineira, Belo Horizonte.

Após o anúncio pelo governo, o reitor do IFTM, Marcelo Ponciano, e sua equipe gestora, estiveram na cidade para conhecer e entender a realidade local/regional e para posterior tratativas e negociações, que culminou com a doação do terreno pela prefeitura de Sete Lagoas para construção da unidade de ensino, que inicialmente ofertará mais de 200 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio e graduação e também em cursos de Formação Inicial e Continuada, conhecidos como cursos FIC.

A expansão do IFTM para a região central do estado de Minas Gerais é uma das ações do governo federal que fazem parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, que destinou quase 40 milhões à instituição.

Além da construção da nova unidade, o valor anunciado será utilizado também na promoção de melhorias em campi já existentes, com vistas à consolidação do IFTM. A construção de refeitórios, bibliotecas, salas de aula e laboratórios estão no planejamento de gastos do novo recurso, que deve ser empregado até 2026.

Investimentos em melhorias

O IFTM Campus Patos de Minas será contemplado com a construção de biblioteca. O IFTM Campus Patrocínio e o IFTM Campus Avançado Campina Verde receberão biblioteca e refeitório. O IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico, que recentemente passou de campus avançado para campus, terá novas salas de aula e laboratórios.

Criação de novos polos presenciais

Além disso, o IFTM contará, já no segundo semestre deste ano, com mais dois polos de ensino presencial: polo Carmo do Paranaíba, vinculado ao IFTM Campus Patos de Minas, e polo Perdizes, vinculado ao IFTM Campus Patrocínio, que ofertarão cursos de FIC.

Marcelo Ponciano destaca o bom momento em que o IFTM se encontra, de maneira a se fortalecer ainda mais na oferta de educação pública de qualidade à sociedade. “O IFTM está crescendo para oferecer educação pública gratuita e de qualidade a mais cidades e pessoas. Com essa expansão, passaremos a ter nove campi, um campus avançado, um polo de inovação, uma reitoria e cinco polos de ensino presenciais. Essa conquista só foi possível graças ao apoio do Governo Federal, do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), dos governos municipais e dos parlamentares que colaboraram conosco. Aproveito então para agradecer a todos e reafirmar nosso compromisso de transformar vidas por meio da educação”.

Marcha dos Reitores por mais orçamento na Rede Federal EPCT

Apesar dos recursos anunciados para investimento para a Rede Federal EPCT, as instituições enfrentam desafios em seu orçamento de custeio, ou seja, nos recursos que recebe para manterem as instituições funcionando.  Por isso, os dirigentes dos Institutos Federais, Cefets e do Colégio Pedro II realizaram, nesta quarta-feira (10/7), uma mobilização na Câmara dos Deputados em busca de recomposição orçamentária para as instituições em 2025.

O reitor do IFTM, Marcelo Ponciano da Silva, esteve presente na ação, coordenada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que estima que a Rede Federal necessita de R$ 4,7 bilhões para garantir seu funcionamento no próximo ano.

Essa é a terceira edição consecutiva da mobilização, denominada Marcha dos Reitores por Mais Orçamento na Rede Federal EPCT. “Nossa intenção é conscientizar o Parlamento sobre a importância de a Rede Federal ter um orçamento mais justo e robusto, que realmente atenda às necessidades das instituições”, afirma o presidente do Conif, Elias Monteiro.

Ponciano ressalta que a ação foi estratégica, pois o Congresso está prestes a votar o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2025. “O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias orienta a elaboração do orçamento para o ano seguinte, fixa metas e prioridades da administração pública federal e orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual. A votação está prevista para o final de agosto. Portanto, é crucial que os parlamentares conheçam as demandas da Rede agora”, afirmou.

*Com informações de https://portal.conif.org.br/comunicacao/gerais/conselheiros-do-conif-vao-ao-congresso-pedir-mais-orcamento-para-ifs-cefets-e-colegio-pedro-ii