Astronomia

Estudantes do Campus Uberlândia Centro conquistam cinco medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica de 2024

Foram uma medalha de ouro e quatro medalhas de bronze na última edição da competição
Publicado em 16/07/2024 13:10 Atualizado em 16/07/2024 13:13
Resultados da OBA foram divulgados no mês de julho
Crédito: Divulgação

O Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), alcançou destaque em mais uma competição do conhecimento de abrangência nacional. Os resultados da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), divulgados em julho, apresentaram as notas alcançadas pelos participantes e, dentre os estudantes do Campus Udicentro que fizeram as provas, cinco conquistaram medalhas, sendo uma de ouro e quatro de bronze.

O medalhista de ouro Carlos Henrique Pereira de Gouvêa, do curso de Comércio. Já os medalhistas de bronze foram os estudantes Ana Laura Souza Costa, do curso de Comércio, Carlos Cabral de Menezes Filho, do curso de Programação de Jogos Digitais, Clara de Andrade Mello, do curso Comércio, e Vitoria de Souza Gonçalves, do curso Comércio.

Para a professora de Física Samia Dantas, do Campus Uberlândia Centro, o Campus vem ampliando a sua participação na OBA nos últimos anos e colhendo bons resultados. “Temos incentivado os estudantes a participarem de competições do conhecimento e a OBA é uma das mais tradicionais do país. Os estudantes demonstram cada vez mais interesse, se esforçam e estamos obtendo bons resultados nos últimos anos. Mais do que a medalha, a participação é importante para a formação desses estudantes e também para incentivar que mais jovens participem desse tipo de competição. Também é importante no sentido de apresentar a esses alunos oportunidades de carreira no futuro, uma vez que Olimpíadas como a OBA podem gerar interesse por áreas que até então eles não conheciam”, avalia a professora.

Sobre a OBA

As provas da OBA são divididas em quatro níveis distintos, de acordo com a série escolar do aluno, e abrangem temas como a Terra, a Lua, o Sol, o Sistema Solar, estrelas, galáxias, a história da Astronomia, a exploração espacial, satélites, foguetes e as leis que regem o universo. A competição estimula o estudo e a pesquisa, incentivando os alunos a buscar informações e desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é um evento anual promovido pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Desde 1998, a OBA tem como objetivo principal despertar o interesse de jovens pelo fascinante mundo da Astronomia, Astronáutica e áreas afins, através de uma experiência educativa e divertida. A competição envolve estudantes de todos os níveis do ensino fundamental e médio de todo o Brasil, além de escolas de língua portuguesa no exterior.

A OBA se destaca por sua abordagem lúdica e cooperativa, mobilizando não apenas os alunos, mas também seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais, escolas, planetários, observatórios, espaços e museus de ciências, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições ligadas às atividades aeroespaciais. A participação na OBA proporciona aos alunos a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em Astronomia e Astronáutica, além de estimular o trabalho em equipe, a pesquisa e a criatividade.