Pós-graduação

Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do IFTM oferta vagas para estudantes da América Latina e Caribe

Por meio do Programa Move La America, promovido pela CAPES, o Instituto foi contemplado com 20 vagas a serem ofertadas a estudantes estrangeiros, sendo 11 vagas para mestrado e 9 vagas para doutorado. Interessados podem se inscrever para a seleção de 18 de julho a 8 de agosto pela página da CAPES
Publicado em 18/07/2024 16:30 Atualizado em 18/07/2024 18:21
Foto colorida de uma jovem branca utilizando o notebook em cima de uma mesa junto com livros e cadernos
Crédito: iStock

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) dá mais um importante passo em relação ao desenvolvimento e avanço de seus cursos de pós-graduação. Por meio de aprovação no edital do Programa Move La America, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Instituto foi contemplado com 20 vagas a serem ofertadas a estudantes da América Latina e Caribe no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGET), realizado no IFTM Campus Uberaba.

Do total das vagas, 11 destinam-se ao curso de mestrado e 9, ao curso de doutorado. A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFTM, Carolina Pimenta Mota, destaca o resultado obtido pela instituição. “A oportunidade de receber estudantes estrangeiros em nossos programas é, com certeza, uma injeção de qualidade e engrandecimento em nossas pesquisas e marca um novo capítulo da pós-graduação do IFTM”.

Welisson Marques, coordenador do PPGET, reforça a importância da internacionalização para as instituições de ensino superior. “Acreditamos que esses mestrandos e doutorandos da América Latina e Caribe vão contribuir significativamente para a melhoria qualitativa dos nossos cursos, assim como contribuiremos para a formação de todos esses pós-graduandos e pesquisadores estrangeiros.  Acreditamos que é um momento singular no IFTM, em que, de fato, estamos fazendo internacionalização em nível de Pós-graduação Stricto Sensu. Estamos com muitas expectativas para essa nova etapa! ”

Os estrangeiros interessados em concorrer às vagas devem se inscrever no processo seletivo de 18 de julho a 8 de agosto por meio da internet, na página da CAPES. O resultado final da seleção está previsto para ser publicado em 26 de novembro e o início dos estudos tem previsão para acontecer no primeiro semestre de 2025.

Sobre o Programa Move La America

O Programa Move La America é promovido pela CAPES e tem como objetivo complementar os esforços de internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras por meio da atração de discentes vinculados a instituições de ensino e pesquisa estrangeiras da América Latina e Caribe.

O programa concederá bolsas para estudantes de mestrado ou doutorado vinculados a instituições de ensino e pesquisa estrangeiras da América Latina e Caribe para realizarem estágio, pesquisas, atividades de extensão e, eventualmente, cursarem disciplinas em Programas de Pós-Graduação (PPG) de IES brasileiras, em áreas relacionadas à sua área de atuação.

Mais informações na página do programa