mec

MEC investe R$ 449,1 mi para infraestrutura da Rede Federal

Valor foi repassado para IFs, Cefets e Colégio Pedro II em 2023 e junho de 2024. Até 2026, haverá mais R$ 950,8 milhões, via Novo PAC. Prioridade serão restaurantes estudantis
Publicado em 19/07/2024 17:00 Atualizado em 19/07/2024 17:03
Fotografia de bloco de salas de aula do Campus Campo Grande (IFMS)
Crédito: Divulgação/MEC

Afim de fortalecer e ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica (EPT) pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Ministério da Educação (MEC) repassou R$ 449,1 milhões para os institutos federais (IFs), os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II entre 2023 e junho deste ano. Os recursos integram a ação de consolidação do Novo Plano de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do governo federal, que prevê, até 2026, outros R$ 950,8 milhões de investimento, voltados à melhoria de infraestrutura das unidades, totalizando R$ 1,4 bilhão.

O investimento contempla diversas ações, como as 239 obras, sendo 47 já concluídas e 192 em andamento. Dentre as obras concluídas e em andamento, estão a construção de restaurantes estudantis; blocos didático-pedagógicos (salas de aula e laboratórios); quadras poliesportivas; bibliotecas; sedes definitivas de campi, beneficiando milhares de estudantes em todo o Brasil.

Segundo o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, os investimentos impactam diretamente a permanência e o êxito dos estudantes. “Isso é só o começo desse grande projeto do presidente Lula de melhora dos IFs existentes, beneficiando as comunidades acadêmicas de todo o Brasil”, afirmou.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, destacou que a consolidação e a expansão de 100 novos campi de institutos federais, associadas ao aumento do orçamento e ao diálogo transparente, simbolizam o fortalecimento e a valorização das instituições federais de ensino por parte do governo federal. “Estamos desenvolvendo um conjunto de ações que demonstram nosso compromisso com a educação profissional pública. Desde um novo campus, no interior ou na capital, até a construção de restaurantes estudantis e tantas outras obras. A consolidação é uma demanda de anos que está sendo atendida com grande volume de recursos, até 2026”, destacou Bregagnoli.

O secretário ainda afirmou que a consolidação das instituições passa pela contratação de novos servidores. O MEC já liberou 1.650 códigos de vagas para contratação de professores e técnicos. Brevemente, o governo federal encaminhará projeto de lei ao Congresso Nacional para criação do quantitativo de pessoal que comporá as novas unidades previstas na expansão dos institutos federais.

Conheça os dados de consolidação no 1º semestre de 2024

Conheça os dados de consolidação em 2023

Fonte: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/julho/mec-investe-r-449-1-mi-para-infraestrutura-da-rede-federal