Idiomas e Internacionalização

Abertas inscrições para seleção de servidores e estudantes do IFTM para intercâmbio no Canadá

Objetivo é viabilizar aos participantes melhoria no nível de conhecimento da língua inglesa por meio de curso de idioma, além de proporcionar ampliação de compreensão cultural, acadêmica e profissional. Interessados devem se inscrever de 23 de julho a 3 de agosto por meio de envio de documentação por e-mail
Publicado em 23/07/2024 17:15 Atualizado em 23/07/2024 18:38
Imagem retangular colorida de parte da cidade de Toronto à noite, com prédios iluminados ao fundo e o mar à frente

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) está novamente com inscrições abertas para processo seletivo de seus servidores e estudantes para realização de intercâmbio no Canadá, na cidade de Toronto. Desta vez, a seleção conta com o total de 40 vagas, sendo 18 para discentes e 22 para funcionários.

O objetivo do programa de mobilidade acadêmica é viabilizar aos participantes melhoria no nível de conhecimento da língua inglesa por meio de curso de idioma realizado na escola de inglês ILSC Education Group, além de proporcionar ampliação de compreensão cultural, acadêmica e profissional.

Interessados devem se inscrever de 23 de julho a 3 de agosto por meio de envio da documentação listada em edital para o e-mail selecaointernacional@iftm.edu.br.

Público-alvo

Podem participar da seleção, servidores efetivos da instituição que não possuam processo administrativo disciplinar instaurado e ainda em aberto. Já em relação aos estudantes, estão aptos a pleitear vagas aqueles que estejam regularmente matriculados em curso do ensino médio integrado ou em curso de graduação do IFTM, desde que tenham idade igual ou superior a 16 anos. Além disso, os candidatos discentes devem possuir média geral igual ou superior a sete e também não possuírem processo administrativo disciplinar instaurado e ainda em aberto.

Seleção

Para classificação de estudantes, será considerada a ordem decrescente de média acadêmica, conforme estabelecido no item 2.2 do edital. Assim, será considerado selecionado, em um primeiro momento, o estudante com a maior média acadêmica. Os demais comporão as listas de espera.

Para classificação de servidores, será considerada a ordem crescente de data de ingresso no cargo atual ocupado no IFTM. Os servidores inscritos não contemplados farão parte de listas de espera.

Os candidatos selecionados passarão por teste de proficiência em inglês realizado pela ILSC Education Group por meio de prova on-line para nivelamento dos conhecimentos no idioma, visto que a escola canadense possui turmas que avançam a partir do nível pré-básico. Nenhum candidato será eliminado por conta do teste de proficiência.

Resultados

O resultado preliminar do processo seletivo será publicado nos dias 6 e 7 de agosto e o resultado final, no dia 12 de agosto, ambos na página Mobilidade e Intercâmbio no site do IFTM.

Curso de inglês

O curso de inglês ofertado pela ILSC Education Group tem duração de quatro semanas, com carga horária total de 150 horas, sendo 120 horas voltadas ao estudo de língua inglesa e 30h de atividades culturais. As aulas têm início em 21 de abril de 2025 e término em 16 de maio de 2025.

Todo o intercâmbio deve ser custeado pelo estudante ou servidor participante, incluindo passagens aéreas, obtenção de passaporte e visto, não sendo oferecida nenhuma ajuda de custo por parte do IFTM.

Afastamento das aulas/atividades

O estudante selecionado pode afastar-se de suas atividades acadêmicas no IFTM sem qualquer prejuízo acadêmico no que diz respeito a notas, frequência, entre outros; visto que se encontrará em Representação Institucional, conforme Instrução Normativa nº 81, de 17 de março de 2022, que dispõe sobre a reposição de conteúdo, da aprendizagem e de atividades avaliativas de estudantes de graduação e técnico de nível médio do IFTM que sejam participantes de Mobilidade Acadêmica Internacional de Curta Duração (MAI-CD).

Por conta da Representação Institucional, quando retornar ao IFTM, o discente selecionado terá acesso a todas as atividades avaliativas que não realizou no período em que esteve no exterior. Ressalta-se que a atualização de conteúdo, no entanto, é de inteira responsabilidade do estudante.

O servidor selecionado também pode afastar-se de suas atividades laborais sem prejuízo da sua remuneração durante todo o período do curso, autorizado por meio de Portaria de Afastamento para Estudo com ônus limitado e Portaria de autorização para viagem ao Exterior publicada no Diário Oficial da União.

No caso de servidores, é vedada a acumulação de ações de Capacitação e/ou Qualificação, conforme resolução MEC/IFTM n. 96, de 29 de outubro de 2020. Também é vedada a acumulação de afastamentos e/ou licenças. Portanto, durante o período de realização do intercâmbio, o funcionário não poderá estar afastado por qualquer outro motivo.

Retorno ao Brasil

Após retorno ao Brasil, os participantes do intercâmbio devem enviar relatório final sobre as atividades desenvolvidas e cópia do boletim do curso e descrição do seu desempenho, apresentar cópia do certificado de conclusão do curso e realizar uma ação de retorno para a comunidade interna do IFTM, em que relate a sua experiência e a contribuição para a sua formação.

Mais informações e edital na íntegra na página Mobilidade e Intercâmbio no site do IFTM.