Extensão

Projeto de extensão “IF Nutri”, do iIFTM Campus Patos de Minas, realiza ações visando a práticas alimentares saudáveis

Por meio do projeto, a unidade trabalha a temática Educação Alimentar e Nutricional com a comunidade interna e externa
Publicado em 23/07/2024 14:00 Atualizado em 26/07/2024 09:36
Equipe executora e mural do projeto
Crédito: IF Nutri

O projeto de extensão “Práticas de educação alimentar e nutricional para estudantes atendidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar - Campus Patos de Minas” tem como objetivo a execução de ações de educação alimentar e nutricional (EAN), com foco na alimentação saudável, equilibrada e nutricionalmente mais rica.

Atendendo ao público interno e externo do IFTM, são desenvolvidas atividades relativas à alimentação e à nutrição de forma a contribuir com o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis.

A coordenadora do projeto, a nutricionista Janayna Flávio Barbosa, destaca a importância de intervenções nutricionais pautadas na difusão de informações em prol da promoção do aumento do conhecimento individual e, consequentemente, das mudanças no comportamento alimentar do público-alvo. Ressalta, ainda, que as ações educativas têm o propósito de incentivar atitudes positivas em relação aos hábitos alimentares saudáveis, além de implementar melhorias sobre o conhecimento nutricional e as atitudes diárias dos envolvidos.

A equipe executora do projeto é composta por três estudantes bolsistas e uma voluntária. As atividades são desenvolvidas semanalmente. Além das ações internas e externas, o projeto possui um Instagram, o “IF Nutri”, e, por esse meio de comunicação, a fim de proporcionar uma maior e mais abrangente interação com o público do aplicativo, que é composto tanto pela comunidade interna quanto pela externa do IFTM, são disseminadas diversas informações. Gravações e diagramações de vídeos, elaboração de postagens com aplicação de imagens e de textos são realizadas visando promover uma conscientização sobre alimentação adequada, saudável e acessível.

No mês de junho, foi realizada uma ação em uma escola de educação infantil com o objetivo de incentivar hábitos alimentares mais saudáveis e nutritivos. Por meio de atividades lúdicas, de maneira acessível e leve, as crianças foram orientadas sobre a importância de uma alimentação saudável e nutritiva. Também foi possível demonstrar a elas os benefícios dessa prática e as ações necessárias para mantê-la.

Murais também são utilizados como estratégias de comunicação e de disseminação de informações. O último deles, com tema “Quantidade de açúcar oculta nos alimentos”, tem gerado um impacto muito grande, tanto na comunidade acadêmica quanto na comunidade externa. Vários alimentos, de grande consumo dos adolescentes, foram selecionados e afixados ao mural, sendo que ao lado de cada um deles há a representação da quantidade de açúcar que o compõe.

A série de publicações na página do IF Nutri, “Sete dias, sete receitas saudáveis”, também tem gerado bastante resultado. As alunas bolsistas e voluntária, durante sete dias, postaram receitas práticas e saudáveis que foram preparadas por elas.

Para a coordenadora do projeto, “as atividades de extensão estão promovendo uma grande conexão entre o IFTM e a comunidade externa ao possibilitar, por meio dos estudantes, a disseminação do conhecimento adquirido, no ambiente acadêmico, para a comunidade externa”.

O projeto ainda prevê a realização de várias outras ações educativas objetivando a estimulação do pensamento e a conscientização do público-alvo na adoção de práticas alimentares e estilos de vida mais saudáveis.

Quer saber mais e ter um estilo de vida mais saudável? Siga o Instagram do projeto, @ifnutri_ .