Monitoria

Programa de Monitoria do Campus Uberlândia Centro é apoio fundamental para o aprendizado dos estudantes

Unidade conta com 13 monitores bolsistas que auxiliam os colegas nas matérias
Publicado em 31/07/2024 13:11 Atualizado em 31/07/2024 13:14
Compartilhe:
Compartilhe:
Estudantes que se interessam pela monitoria podem verificar horários disponíveis e agendar atendimento
Estudantes que se interessam pela monitoria podem verificar horários disponíveis e agendar atendimento
Crédito: Divulgação

Já saiu de sala com alguma dúvida sobre o conteúdo? No Ensino Médio não há quem não tenha passado por isso, mas no Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), as interrogações têm hora e lugar para serem solucionadas: os encontros com os monitores. O Programa de Monitoria do Campus oferece apoio pedagógico aos alunos, proporcionando uma experiência enriquecedora tanto para os estudantes que buscam reforçar algum conhecimento, quanto para os que atuam como monitores. O programa, que tem o objetivo de auxiliar na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos, conta com um edital que define as regras e diretrizes para sua execução.

Em 2024, o programa selecionou 13 monitores bolsistas, além de outros seis voluntários, tanto em matérias do Ensino Médio quanto das áreas técnicas. Os monitores podem atuar na resolução de dúvidas, realização de atividades complementares, organização de grupos de estudo, criação de materiais didáticos, preparação de aulas, entre outras. As atividades dos monitores variam de acordo com as demandas e características de cada disciplina, mas cada monitor, sob a supervisão de professores, tem um horário semanal de atendimento. Os interessados podem procurar os monitores para garantir o atendimento e tirar suas dúvidas.

“Os monitores têm horários e salas fixas de atendimento, mas também podem atender por demanda, ou seja, conforme necessidade e o agendamento prévio do estudante que no momento esteja precisando do atendimento. As salas e os horários dos monitores estão fixados no quadro de horários do campus e também está publicado neste link”, explica a professora Sirley Cristina Oliveira, coordenadora do Programa de Monitoria.

O trabalho de atendimento do monitor se desenvolve a partir das dúvidas que os estudantes levam para a monitoria. Não é da alçada do monitor repetir a aula do professor ou assumir a prática docente de ministrar aulas, mas realizar atendimentos particularizados, podendo ocorrer de forma individualizada ou em pequemos grupos. “O fundamental é que o estudante leve para monitora a dúvida, o questionamento e juntos, estudante e monitor, possam dialogar e produzir um conhecimento coletivo, que eles possam, por meio do diálogo, da pergunta, criar novas estratégias de interpretação, abordagem e resolução de problemas que sanem as dúvidas e promovam novos processos de aprendizagem”, complementa Sirley.

Monitoria na prática

Um dos 13 monitores bolsistas do Campus Uberlândia Centro é o estudante Lucas Matheus de Oliveira Barbosa, do curso de Desenvolvimento de Sistemas. Em 2023, ele atuou como monitor voluntário na disciplina de Geografia e hoje é bolsista na monitoria de Biologia, coordenado pelo professor Héberly Fernandes Braga. “O trabalho do monitor pode ser coletivo ou individual e para além desses atendimentos nós podemos participar de alguns eventos que tenham a ver com a matriz curricular. Um exemplo seria a SNCT (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia), quando há alguma atividade que na qual o professor orientador esteja envolvido”, explica Lucas.

Como monitor de Biologia, Lucas está acostumado com a sala cheia, pois por orientação do professor orientador os estudantes que estão abaixo da média devem buscar o reforço por meio do Programa. Segundo Lucas, o dia a dia de um monitor exige dedicação e organização, além de preparação para conseguir sanar as dúvidas dos colegas.

“Normalmente na minha monitoria eu trabalho com a seguinte proposta: eu passo sempre uma atividade e depois a gente vai corrigindo e tirando as dúvidas dos alunos. Caso alguém tenha uma dúvida maior, faço uma pesquisa e posso dar retorno de imediato ou no próximo encontro. Costumo estudar antes da monitoria para me preparar”, afirma o monitor.

A experiência como monitor, segundo Lucas, é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional. "A monitoria na minha vida como estudante é um ponto muito importante, pois você aprende a ter maior domínio ao falar em público. Isso acaba me ajudando na apresentação de trabalhos e seminários, por exemplo”, complementa.

Para a coordenadora, a Monitoria realmente auxilia não só os estudantes que buscam reforço nas matérias, mas os próprios monitores e por isso é um programa essencial do Campus. “A monitoria é uma experiência importante que deve ser valorizada e exercida com muita veemência em nosso Campus, pois além de fortalecer o ensino, amplia ainda, a formação acadêmica e científica do monitor que exercita a fala, o repertório, a liderança, o argumento, o espírito de reflexão e o estudo sobre determinados temas.  Outro ponto importante – que não pode deixar de ser ressaltado - é que o atendimento do monitor contribui para o fortalecimento da formação e aprendizagem do estudante que procura a monitoria, em certa medida, preenche as lacunas, os vazios de aprendizagem que muitas vezes na efervescência dos estudos, a sala de aula não consegue resolver”, finaliza Sirley.

Compartilhe:

Notícias relacionadas