Sustentabilidade

Núcleo de Educação Ambiental e Sustentabilidade do IFTM Udicentro promove Cine Debate sobre documentário “Copaíba: Memórias do Pau Furado”

Evento acontece no dia 21 de agosto no auditório do Campus e inscrições já estão abertas
Publicado em 13/08/2024 11:29 Atualizado em 13/08/2024 11:32
Compartilhe:
Compartilhe:
Evento é aberto a comunidade do Campus Uberlândia Centro e dá direito a certificado
Evento é aberto a comunidade do Campus Uberlândia Centro e dá direito a certificado
Crédito: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o primeiro CineDebate promovido pelo Núcleo de Educação Ambiental e Sustentabilidade (Neas) do IFTM Campus Uberlândia Centro. A estreia da iniciativa acontece no dia 21 de agosto com a exibição do documentário 'Copaíba: Memórias do Pau Furado', filme que aborda as belezas socioambientais do Vale do Rio Araguari, região do Triângulo Mineiro rica em memórias e tradições culturais. A produção conta com depoimento de moradores locais que vivenciaram as transformações na região ao longo dos anos, desde a época dos bandeirantes, passando pela instalação da usina hidrelétrica de Capim Branco até a criação do Parque Estadual do Pau Furado.

O cine debate funcionará da seguinte forma. Primeiro acontece a apresentação do documentário, que tem duração de 1h15min, e em seguida ocorre 40 minutos de debate. O bate papo acontece com a presença dos professores Arlei Teodoro de Queiroz (Geografia), Gyzely Lima (Português) e Sirley Oliveira (História), e a mediação do professor Gabriel Pereira Lopes (Biologia). O evento acontece no dia 21 de agosto, a partir das 13h30, no auditório do Campus.

“A intenção do evento é abordar multidisciplinarmente assuntos da história de Uberlândia e suas transformações socioambientais. A atividade está sendo organizada pelo Núcleo de Educação Ambiental e Sustentabilidade, tendo como público-alvo estudantes e servidores do campus Uberlândia Centro, e terá emissão de certificado”, afirma o professor Gabriel, coordenador do Núcleo.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o formulário google disponibilizado pelo Núcleo informando nome, idade e outros dados. A participação no evento dá direito a certificado.

Sobre o Núcleo

O Neas tem a proposta de mobilizar discentes e servidores para a importância de se construir uma cultura ecológica no IFTM Campus Uberlândia Centro, pautada em uma leitura de mundo crítica a respeito da complexidade que é o meio ambiente e o viver em sociedade. Os objetivos do NEAS serão: subsidiar as ações do IFTM – Campus Uberlândia Centro relacionadas à sustentabilidade, como a Comissão de Coleta Seletiva Cidadã, desenvolver atividades em consonância com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU; elaborar práticas pedagógicas que possam contribuir para uma Educação Ambiental crítica no IFTM – Campus Uberlândia Centro; integrar e incentivar atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à questão socioambiental; propor soluções sustentáveis para demandas socioambientais que possam surgir no IFTM - Campus Uberlândia Centro no decorrer do ano.

Parque do Pau Furado

Situada entre os municípios de Uberlândia e Araguari, a unidade desempenha um papel crucial na preservação da biodiversidade local, abrigando centenas de espécies de fauna e flora dentro de seus limites. A vegetação nativa da área é caracterizada pelo cerrado em suas diversas formas, como o cerradão, cerrado sentido restrito, floresta ciliar, floresta de galeria, floresta estacional decidual e floresta estacional semidecidual. Esta última, com árvores emergentes que podem atingir 30 metros de altura, destaca-se pela elevada diversidade de espécies arbóreas. Entre as plantas, destacam-se a aroeira, o angico, a paineira, os ipês e uma vasta variedade de orquídeas. A fauna, por sua vez, inclui mamíferos ameaçados de extinção, como a onça-parda, o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e o veado-campeiro. O Parque também é lar de aves majestosas, como a arara-canindé e a águia-cinzenta, ambas em risco de extinção. A herpetofauna, composta por répteis e anfíbios, é rica, com a presença de teiús e uma grande diversidade de serpentes.

Compartilhe:

Notícias relacionadas