capes

CAPES assina contrato com cinco editoras científicas

As obras virtuais ao público abrangem áreas de Saúde, Artes, Economia, Informática e Física
Publicado em 23/08/2024 12:00 Atualizado em 23/08/2024 12:12
Compartilhe:
Compartilhe:
Fotgrafia de uma mulher branca sentada à mesa, utilizando um notebook. O ambiente está escuro e a mulher é iluminada pela luz do computador. Ao fundo de toda imagem, em destaque, aparece uma caixa de pesquisa virtual, nos fazendo imaginar que a mulher da fotografia está fazendo uma pesquisa na internet.
Fotgrafia de uma mulher branca sentada à mesa, utilizando um notebook. O ambiente está escuro e a mulher é iluminada pela luz do computador. Ao fundo de toda imagem, em destaque, aparece uma caixa de pesquisa virtual, nos fazendo imaginar que a mulher da fotografia está fazendo uma pesquisa na internet.
Crédito: Divulgação/CAPES

Estudantes, professores e pesquisadores brasileiros têm agora acesso a mais conteúdos que contribuem com os trabalhos científicos nas mais de 400 instituições de ensino superior que integram o Portal de Periódicos. A CAPES firmou contrato com cinco editoras: Alexander Street PressAmerican Psychological Association (APA)Now Publishers CollectionSlack Incorporated e American Physical Society (APS). Elas disponibilizam ao público obras virtuais nas áreas de Saúde, Artes, Economia, Informática e Física.  

As coleções da Alexander Street Press fornecem obras de referência que incluem diversos tipos de documentos, como texto, faixas de áudio, vídeos e imagens em diferentes áreas do conhecimento, como Teologia, Filosofia, Artes e Música. Há biblioteca de partituras clássicas e estudos dos conflitos religiosos e sociais dos séculos XVI e XVII. São 845 títulos de 277 autores.

American Psychological Association (APA) possibilita acesso ao texto completo de cerca de 119 periódicos, publicados desde 1894. A editora disponibiliza conteúdo de psicologia, abrangendo ciências comportamentais e sociais. Além disso, oferece mais de 5 mil registros revisados por pares, 144 milhões de referências citadas em um acervo de 600 anos de conteúdo. Esse material é atualizado duas vezes por semana e está disponível em 30 idiomas de 50 países.

Now Publishers Collection é uma fonte de publicações nas áreas de negócios, economia, informática, ciência política, engenharia e meio ambiente. Já a American Physical Society (APS), por sua vez, tem como objetivo a difusão do conhecimento em física e atende a mais de 50 mil pesquisadores no mundo, oferecendo programas de desenvolvimento de carreira educacionais, produtos e serviços.

A editora SLACK Incorporated, por sua vez, oferece aos profissionais de saúde conteúdo de qualidade, que visa o bem-estar do paciente. Os principais temas publicados são nas áreas de enfermagem, saúde pública, terapia ocupacional e medicina geral (cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, hematologia, oncologia, hepatologia, doenças infecciosas, nefrologia, ortopedia, psiquiatria, reumatologia, optometria, oftalmologia e pediatria).

Sobre o Portal de Periódicos
Criado em 2000, o Portal de Periódicos tem a participação de 446 instituições de ensino e pesquisa, o que representa um potencial de mais de seis milhões de usuários, entre professores, pesquisadores, funcionários e estudantes, com acesso à melhor produção científica internacional. A plataforma, um dos maiores acervos científicos virtuais do mundo, tem contribuído para o fortalecimento da pós-graduação no País e para a integração da comunidade científica brasileira.

Fonte: CGCOM/CAPES (https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-assina-contrato-com-cinco-editoras-cientificas)

Compartilhe:

Notícias relacionadas