Ideb 2023

IFTM Uberlândia Centro está entre as 70 escolas públicas de Ensino Médio do Brasil com melhores índices no Ideb 2023

Divulgado na última semana, Ideb aponta resultados para escolas públicas no Ensino Médio e com índice de 6,3 Campus Udicentro se destaca
Publicado em 25/08/2024 11:34 Atualizado em 25/08/2024 11:44
Ideb do Campus Uberlândia Centro está acima do índice médio das escolas particulares do Brasil
Crédito: Guilherme Brasil/Jornalista

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, na última quarta-feira (14/8), os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023. O índice é um indicador da qualidade da educação no Brasil e avalia a educação nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) e também no Ensino Médio. No Ensino Médio, foram quase 15 mil escolas com índices divulgados e o Campus Uberlândia Centro alcançou índice de 6,3, bastante acima do Ideb do Ensino Médio da rede pública no Brasil, que foi de 4,3. O Ideb do Campus é o  65º melhor do país entre as escolas públicas de Ensino Médio brasileiras.

Na divulgação dos resultados, MEC e Inep fizeram uma apresentação do Ideb do país, dos estados e dos municípios. O Ideb por escola pode ser verificado em uma planilha disponibilizada pelo Inep com todas as escolas com índices calculados e a partir dessa planilha é possível verificar o desempenho do Campus Uberlândia Centro em relação a outras escolas. Somente 64 escolas brasileiras tiveram um Ideb maior que 6,3. Com o índice 6,3, o Campus está empatado com outras 18 escolas. Vale ressaltar ainda que, das 14.456 escolas que tiveram o Ideb calculado em 2023, apenas 183 tiveram o Ideb igual ou maior que 6,0 em todo o Brasil.

Seja qual for o filtro que se aplique nos resultados do Ideb, o Campus Uberlândia Centro se destaca com o índice alcançado. Entre as escolas federais brasileiras, por exemplo, 157 tiveram o Ideb calculado em 2023 e o IFTM Udicentro está na 19ª posição, empatada com outras três escolas que têm o mesmo índice. Já se o recorte forem as escolas de Ensino Médio de Minas Gerais, em todas as redes, a planilha traz resultados do Ideb para 1.716 escolas mineiras e o Campus Uberlândia Centro ostenta o 8º melhor Ideb, empatado com outras cinco escolas. Lembrando que a planilha só traz resultados específicos para escolas públicas.

Para a diretora geral do Campus Uberlândia Centro, os resultados do Ideb 2023 comprovam o compromisso de estudantes e servidores com a qualidade da educação na unidade. “O Ideb é a principal avaliação da educação básica do país e constatar que alcançamos índices relevantes é muito bom. O ministro da Educação destacou que a educação básica, de forma geral, vive um momento de recuperação pós-pandemia e ainda assim nós, do Campus Uberlândia Centro, conseguimos manter um nível de qualidade em nossa educação. O importante aqui para mim não são rankings ou comparações, mas perceber que nossa escola está cumprindo seu compromisso social de ofertar uma educação de excelência em nossa região”, afirma.

Sobre o Ideb e os resultados

O Ideb é composto por dados referentes à aprovação dos estudantes (fluxo escolar), retirados do Censo Escolar, e às médias de desempenho nas avaliações, levantadas a partir da aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As provas são aplicadas no fim de cada ciclo e sempre em anos ímpares e os resultados são divulgados nos anos pares. Fizeram as provas do Saeb em 2023, portanto, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, do 9º ano do Ensino Fundamental, e do 3º ano do Ensino Médio.

As provas do Saeb podem ser feitas por todas as escolas da rede pública, desde que cumpram critérios como o número mínimo de alunos. Já para as escolas privadas, a avaliação é ofertada de maneira amostral. A partir do fluxo escolar e do resultado do Saeb, o Ideb é calculado por escola, por região, por estado, por redes de ensino e para o Brasil.

O Ideb do Ensino Médio do Brasil em 2023 foi 4,3, considerando todas as redes e 4,1 considerando apenas a rede estadual, que conta com a grande maioria de escolas de Ensino Médio no país. O Ideb da rede particular, calculado a partir de amostras, no país foi de 5,6, o que demonstra que o índice alcançado pelo Campus Uberlândia Centro é ainda mais relevante. Em entrevista coletiva concecida na divulgação dos resultados, o ministro Camilo Santana destacou a importância do resultado.

“Esse é o mais importante indicador educacional da educação básica no nosso País, já que ele mede os resultados e a efetividade das nossas políticas públicas nesta etapa de ensino”, disse o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana. “Assim, ele funciona como um norte para as tomadas de decisões na educação básica, determinando o que deve ser melhorado no ensino e garantindo que a construção dos programas e das iniciativas seja feita de forma a assegurar o atendimento das necessidades da população”, explicou.