Extensão

Estudantes da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFTM Campus Uberaba realizam ação extensionista na área da biotecnologia

A primeira edição do ExtenBio foi realizada no dia 21 de agosto na Escola Estadual Leandro Antônio de Vito
Publicado em 26/08/2024 13:55 Atualizado em 26/08/2024 14:48
Estudantes participando de uma apresentação da área da biologia
Crédito: Joyce Takatsuka

No dia 21 de agosto de 2024, a Escola Estadual Leandro Antônio de Vito foi palco do "I ExtenBio do IFTM – Conectando a Biotecnologia com a Comunidade". O evento foi organizado pelos estudantes do 3º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFTM Campus Uberaba, que desempenharam o papel de organizadores e ministrantes, desde o planejamento até a execução das atividades que foram apresentadas aos alunos das turmas do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Vinculada à unidade curricular "Extensão III", a ação foi realizada sob a orientação dos professores Joyce Takatsuka, Frederico Miranda e Polyanna Alves. Com foco na Biotecnologia, os estudantes desenvolveram e implementaram um manual de sugestões de atividades para abordar o tema no ensino médio. Durante o evento, eles apresentaram o material de forma contextualizada com suas realidades acadêmicas e realizaram demonstrações das atividades propostas no manual.

A professora Joyce Takatsuka, uma das responsáveis pelo evento, destacou a importância da iniciativa: “A experiência do I ExtenBio foi bastante positiva e enriquecedora para os licenciandos de Ciências Biológicas do IFTM e inovadora e entusiasmante para os estudantes da Escola Estadual Leandro de Vito. Esta conexão dos nossos estudantes com a comunidade acadêmica proporcionou uma nova vivência a eles, que puderam treinar desde a oratória até suas habilidades específicas dentro das Ciências Biológicas. Acredito que a escola tenha tido suas expectativas atendidas, visto que o planejamento do material foi embasado por um levantamento de demandas realizado pelos nossos licenciandos”.

O estudante Luís Henrique, do curso de Ciências Biológicas, também compartilhou suas impressões: “O primeiro ExtenBio foi de uma importância imensa para a nossa vida acadêmica. Puderam observar de fato o que é a troca que a instituição possui com a comunidade. Levar um pouco do que trabalhamos na graduação para a população ao nosso redor é gratificante, e ver a comunidade atenta aos nossos ensinamentos nos causa uma sensação de dever cumprido”.

“A visita foi muito positiva e produtiva, trazendo aos alunos do Leandro De Vito, uma visão diferente na prática do universo científico e fomentando em suas mentes a curiosidade inquietante típica da ciência. Agradeço imensamente à equipe de professores e alunos envolvidos neste trabalho, agradeço a criatividade e dedicação a nós oferecida nas apresentações, nas práticas e nos jogos elaborados. E deixo as portas abertas para que retornem sempre”, disse a professora Vanessa Gonçalves Orfanó.

O I ExtenBio tem grandes chances de se tornar uma tradição no IFTM Campus Uberaba. A expectativa é que novas edições sejam realizadas, fortalecendo ainda mais a conexão entre a instituição e a comunidade externa, promovendo o aprendizado e a troca de conhecimentos em futuras ações extensionistas.