Eventos institucionais

Em uma noite emocionante, familiares, amigos e servidores do IFTM prestigiaram o lançamento de três livros pela Editora da instituição

Cerimônia contou com a presença dos autores, que falaram sobre suas obras e a satisfação de terem os livros publicados
Publicado em 29/08/2024 15:30 Atualizado em 30/08/2024 12:22
Compartilhe:
Compartilhe:
Fotografia da mesa de honra da solenidade de lançamento dos livros onde vemos, da esquerda para a direita, os autores, Diogo Antunes, Patrick Cardoso, Augusto Castejon, Joyce  Silvestre, Luiz Maurício Bentim, Henrique Moreira e Letícia Magalhães
Fotografia da mesa de honra da solenidade de lançamento dos livros onde vemos, da esquerda para a direita, os autores, Diogo Antunes, Patrick Cardoso, Augusto Castejon, Joyce Silvestre, Luiz Maurício Bentim, Henrique Moreira e Letícia Magalhães
Crédito: Divulgação

Na noite de 22 de setembro foi realizada a cerimônia de lançamento dos livros Cronicamente falando, Ensaio sobre o amor e Gestão de recursos hídricos na bacia do Rio Claro – Minas Gerais, pela Editora IFTM. O evento foi realizado na Reitoria da instituição e contou com a participação de familiares e amigos dos autores, além de autoridades e servidores do IFTM.

Ana Clara Santos Costa, Diretora de Comunicação Social e Eventos, abriu a cerimônia falando que é uma grande conquista para o IFTM o lançamento dessas obras e apresentou a equipe que compõe a Editora: Carla Queiroz, coordenadora, Mariângela Castejon, revisora de texto e Marcos Capucci, diagramador. “A gente fica muito feliz de ver a editora funcionar, de ver uma editora pulsante. E quando a gente fala da editora, estamos falando de pessoas. A editora é formada por pessoas”, ressaltou Ana Clara que também falou um pouco sobre a Diretoria de Comunicação, onde a Editora está inserida, e sobre seu importante papel na comunicação institucional e na divulgação científica. Ana aproveitou para agradecer à professora Deborah Santesso, ex-Reitora do IFTM, que “abraçou a editora durante sua gestão”. Também agradeceu ao professor Marcelo Ponciano, Reitor do IFTM, que está dando continuidade ao trabalho.

“O papel do gestor é plantar sementes, cultivar sementes e dar condições para aquelas pessoas que têm tanto a oferecer, floresçam”, ressaltou Deborah Santesso, que se disse emocionada e honrada com o convite para participar desse lançamento: “quero agradecer muito a esse convite tão carinhoso da Ana Clara e da Carla e por sentiram que eu tive um pequeno papel nesse momento. Mas, sem dúvida, eu quero parabenizar, principalmente, os nossos autores e autoras pelo trabalho maravilhoso”.

Flávio Caldeira, Pró-Reitor de Ensino, que estava representando o Reitor do IFTM, Marcelo Ponciano, disse que o lançamento destes livros é uma alegria e um importante marco para a editora. “É mais do que uma simples cerimônia, é uma homenagem ao poder transformador da educação, da pesquisa, da produção intelectual da comunidade do IFTM. A editora tem se dedicado a promover o conhecimento e dar voz a pesquisadores, professores, estudantes, refletindo a diversidade e a riqueza intelectual que permeia a nossa instituição”, ressaltou o Pró-Reitor, que completou “hoje, temos a honra de apresentar ao público três novos títulos, que, sem dúvida, contribuirão significativamente para o avanço do saber e para o fortalecimento do nosso compromisso com a qualidade e com a inovação acadêmica”. 

Cronicamente falando

O livro Cronicamente falando traz uma coleção de crônicas que foram elaboradas na época da pandemia por um grupo de alunos em uma disciplina conduzida pelo professor Henrique de Oliveira Moreira, organizador do livro e, também, um de seus autores. “Esse livro surgiu de um projeto de extensão, que, por sua vez, surgiu de uma aula comum, onde pedi para que os alunos fizessem a produção de um texto do gênero crônica”, contou Henrique, que completou dizendo que “a ideia inicial do projeto partiu do estudante Augusto Castejon que, após ter produzido uma crônica em sala de aula e feito a gravação com sua própria voz, sugeriu que fosse montado um projeto e assim começou o Cronicamente falando”. 

Os participantes do projeto se reuniam quinzenalmente, de forma online, para decidir os temas da semana, ler os textos produzidos e corrigi-los juntos. Os áudios dos textos eram publicados na internet, num canal do Youtube que criaram para o projeto. Segundo o professor, a relação entre eles passou de professor-alunos para uma relação de colegas de trabalho, onde todos participavam do processo de produção dos textos e dos vídeos.

Além de Henrique, os autores Augusto Castejon Santana, Diogo Antunes Rocha Ribeiro, Letícia Magalhães de Sousa e Patrick Cardoso Machado participaram da cerimônia.

Augusto Castejon, idealizador do projeto, destacou que “participar desse projeto foi muito importante e o lançamento desse livro é um marco tanto para o IFTM quanto para nós, que paramos de ser simplesmente estudantes e passamos a ser, também, escritores” e ainda lembrou que eles se inspiraram em autores como Clarice do Lispector, Machado de Assis e Luiz Fernando Veríssimo.

“Quando a gente fala de crônicas, a gente fala de um pensamento muito crítico, sobre entender mais sobre a realidade, a situação atual de toda a população, de todo mundo. Então, eu vejo o quanto isso agregou para a gente, tanto intelectualmente, quanto profissionalmente. E, por isso, eu sou muito grato por ter participado ", ressaltou Diogo Antunes.

Além do aprimoramento da escrita, os estudantes, também, adquiram outras habilidades durante a execução do projeto, como nos conta Patríck Cardoso: “Para mim o projeto agregou bastante, não só na parte de desenvolvimento das crônicas, mas também na parte de edição de vídeo. Eram edições simples, mas no início eu não fazia ideia de como fazer. E com a ajuda de colegas que já tinham conhecimento em edição de vídeos, como o Diogo, aprendemos bastante”.

Já para Letícia Magalhães, participar do projeto foi mais que uma atividade acadêmica, foi um apoio emocional durante a pandemia. “No período de pandemia, todos nós estávamos passando por um momento muito difícil, de incertezas. E naquele confinamento que eu vivia, tive a oportunidade de me expressar através das crônicas, de falar o que eu estava sentindo, de expressar minhas indagações que, com certeza, não eram só minhas. Então, compartilhando com os meus colegas, juntando todas as crônicas, os textos, eu pude perceber que eu não estava sozinha” destacou a estudante.

Além deles, Alexandre Oliveira Souza, Emanuelle Prata Genésio, Juliana Gabriele Gomes Oliveira e Tiago Henrique Alves Santos, também são autores do livro, mas não puderam comparecer à cerimônia. 

Ensaio sobre o amor 

O livro Ensaio sobre o amor – Investigação sobre o sentimento na construção da comunicação, do professor Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes, traz uma ampla reflexão sobre aspectos filosóficos relacionados ao amor. 

“Falar de amor e comunicação, não tem como não falar do outro. Você precisa falar de outros”, disse o professor, que completou “é interessante ver um livro feito, construído por várias mãos - apesar de levar só o meu nome - ele não é um livro que existe só por mim. Há muitos agradecimentos neste livro”.

Luiz Maurício contou que vem trabalhando nesse livro há 20 anos e que, por isso, envolve muitas memórias e muitas questões. “É um ensaio, como diz o título, sobre o amor, e falar algo sobre o amor durante essa trajetória. Muitas pessoas contribuíram para isso, dando, inclusive, perspectivas. Autores que eu li para poder compor o livro. Enfim, é um livro que envolve muitos, não somente a mim. Então é uma satisfação estar aqui, podendo lançar esse livro. Quem ler o livro vai ver que existem outras pessoas falando também”, completou o professor.

O professor ainda falou sobre a oportunidade de publicar o livro, levando o público aos risos ao dizer que “ele só foi terminado porque ele tinha que ser  terminado”. E contou que “a Carla ficou em cima de mim para entregar esse livro, porque eu não entregava (rs)... Digamos que ele não está finalizado, porque não tem como finalizar” deixando clara a complexidade de sua escrita.

Gestão de recursos hídricos na bacia do Rio Claro – Minas Gerais

O livro Gestão de recursos hídricos na bacia do Rio Claro – Minas Gerais, da professora Joyce Silvestre de Sousa e do professor Gilberto Coelho, é um trabalho que versa sobre estudos conduzidos na área de gestão de recursos hídricos. “O livro foi escrito a partir dos resultados da minha tese de doutorado. Ele surge a partir do sonho de proteger um determinado território. Então, foi isso que me motivou a estudar a bacia do Rio Claro, no doutorado, o sonho de proteger a Cachoeira da Fumaça”, afirmou Joyce.

A professora conta que o resultado do seu estudo já trouxe vários louros, sendo o principal deles ter servido de embasamento técnico para a criação de uma lei no município de Nova Ponte, a lei de proteção ambiental do Rio Claro, que transforma um trecho do Rio Claro em patrimônio cultural, impedindo que sejam feitos barramentos e construções hidrelétricas. E agora, com a publicação do livro, Joyce enxerga mais uma conquista. “Sempre foi minha vontade transformar este estudo num livro para que a população tivesse acesso a seus resultados” apontou a professora, que ainda ressaltou que "esses resultados transformados em um livro tão acessível, de forma gratuita, a toda a sociedade, contribui para mantermos um planeta sustentável, uma vida com mais qualidade e com bem-estar.”

As versões digitais dos livros já estão disponíveis na página da Editora IFTM, para acesso online integral e gratuito.

 

Compartilhe:

Notícias relacionadas