Estudantes do IFTM Campus Patos de Minas realizam visitas técnicas na LD Celulose S.A. e na Expocacer
No dia 22/08/2024, estudantes do curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio do IFTM Campus Patos de Minas realizaram visitas técnicas nas empresas LD Celulose e na Expocacer, localizadas nas cidades de Indianópolis e de Patrocínio, respectivamente.
A LD celulose S.A. é uma das maiores empresas de celulose solúvel do mundo. Possui capacidade de produção de 500 mil toneladas por ano. A celulose solúvel produzida na LD é utilizada na indústria têxtil, gerando tecidos, por meio de práticas inovadoras, sustentáveis e com alta tecnologia.
Durante a visita, os discentes do IFTM tiveram a oportunidade de conhecer todos os processos de produção da celulose, tendo como atenção o enfoque dado pela empresa na busca por uma minimização do impacto ambiental de suas operações.
Após a visita na LD Celulose, os estudantes conheceram a Expocacer - Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado em Patrocínio. A Expocacer reúne produtores de café da região do Cerrado Mineiro, uma das principais áreas produtoras de café do Brasil, conhecida pela alta qualidade dos grãos cultivados devido ao seu clima e as condições de solo favoráveis.
Nessa visita, foi possível conhecer toda a cadeia produtiva da cooperativa de grãos comerciais e especiais de café, que visa a qualidade e a sustentabilidade da produção.
De acordo com o professor André Grub, coordenador do curso da Agroecologia, as visitas técnicas são essenciais nos cursos técnicos porque elas conectam teoria aprendida em sala de aula com a prática do mercado de trabalho, familiarizam os alunos com o ambiente profissional, ajudam no desenvolvimento de habilidades práticas e sociais e aumentam o engajamento e a motivação dos estudantes.
As visitas foram coordenadas pelos docentes André Grub, Pedro Machado e Renata Marques e tiveram apoio do programa de assistência estudantil do campus Patos de Minas.
O IFTM-Patos de Minas agradece as empresas pela excelente receptividade e orientações.