cnpq

Futuras Cientistas: Imersão Científica 2025 prorroga inscrições até 16 de setembro

As participantes, de todas as partes do Brasil, atuarão em projetos monitorados por especialistas, abordando temas como biotecnologia, linguagens de programação, cosmética, células solares, computação científica, nanotecnologia, mudanças climáticas e fake news na ciência
Publicado em 02/09/2024 17:00 Atualizado em 02/09/2024 17:04
Compartilhe:
Compartilhe:
Fotografia de três meninas fazendo experimento científico em laboratório. As três usam jaleco brando e máscara de proteção facial. Estão observando alguns frascos e fazendo anotações em cadernos.
Fotografia de três meninas fazendo experimento científico em laboratório. As três usam jaleco brando e máscara de proteção facial. Estão observando alguns frascos e fazendo anotações em cadernos.
Crédito: Ayrton Gomes / ASCOM CETENE

A Imersão Científica 2025, do programa Futuras Cientistas teve seu prazo de inscrições prorrogado até o dia 16 de setembro. O projeto é uma iniciativa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE) apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que custeia auxílio financeiro de R$ 600 para até 470 alunas e professoras da rede pública em todo o Brasil.

Para participar do programa, as alunas do 2º ano do Ensino Médio e professoras da rede pública interessadas devem acessar o site oficial do CETENE, preencher o formulário de inscrição e enviar a documentação necessária. O Programa oferece uma experiência transformadora em ciência e tecnologia e impulsiona a equidade de gênero nas áreas de STEM. 

Durante o mês de janeiro, 470 participantes, entre alunas e professoras de redes públicas estaduais, irão participar de 90 projetos desenvolvidos em centros de pesquisa e instituições científicas parceiras espalhadas em todo o território nacional.

Enquanto participam da imersão científica, as selecionadas receberão, além do auxílio de R$ 600 financiado pelo CNPq, um kit com materiais necessários para a realização dos experimentos previstos.

As participantes, de todas as partes do Brasil, atuarão em projetos monitorados por especialistas, abordando temas como biotecnologia, linguagens de programação, cosmética, células solares, computação científica, nanotecnologia, mudanças climáticas e fake news na ciência.

A programação do módulo imersão científica será no período de 06 de janeiro a 28 de fevereiro e incluirá atividades em laboratórios, além de uma série de palestras sobre ciência, tecnologia e o papel político das mulheres nas transformações sociais.

Das 470 vagas ofertadas, 50% são para alunas de escolas regulares, 50% de escolas semi integrais e integrais, 10% para pessoas com deficiência (PCD) e para pretas, pardas, indígenas, quilombolas, trans e travestis. As professoras selecionadas ocupam um total de 150 vagas.

Programa Futuras Cientistas

Criado em 2012, o Futuras Cientistas alcançou abrangência nacional em 2023, após uma década de atuação nos estados de Pernambuco, Paraíba e Sergipe. Estima-se que 70% das participantes são aprovadas no vestibular, e, desse grupo, 80% escolhem áreas de Ciência e Tecnologia.

Com apoio do CNPq e do MCTI, o Futuras Cientistas passou a contar com núcleos em todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. O programa também foi agraciado em 2022 com o Prêmio LED – Luz na Educação, promovido pela Fundação Roberto Marinho.

Acesse o edital e faça sua inscrição.

Compartilhe:

Notícias relacionadas