IFTM Campus Uberaba marca presença no IV Curso Básico em Equoterapia promovido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e Associação Nacional de Equoterapia
O IFTM Campus Uberaba marcou presença no IV Curso de Equoterapia Básico promovido pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL), realizado entre os dias 26 e 30 de agosto, no Centro de Equoterapia Dr. Guerra, em Uberaba/MG. Representando a instituição, participaram do evento a professora Ana Carolina Portella Silveira e a psicóloga Sílvia Marina Pereira, que se aprofundaram em temas fundamentais para a prática da equoterapia.
O curso abordou uma ampla gama de temas relacionados à equoterapia, começando com as indicações, precauções e contraindicações equoterápicas. Também foram discutidos tópicos como o papel do fonoaudiólogo na equoterapia, hipologia (incluindo anatomia externa, esqueleto, manejo, e doenças equinas), e a importância da ANDE-BRASIL, que é a entidade responsável pela normatização e estruturação da equoterapia no país, no desenvolvimento e regulamentação da prática.
Outro ponto de destaque foi o estudo do movimento tridimensional do cavalo ao passo, enfatizando seus efeitos terapêuticos para os praticantes. Além disso, foram abordadas as atuações de diversos profissionais na equipe multiprofissional de equoterapia, como terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e educadores físicos.
A professora Ana Carolina disse que “participar do curso básico de equoterapia da ANDE-BRASIL em parceria com a APAE UBERABA foi sensacional. Conseguimos conhecer todas as áreas que envolvem a Equoterapia e aprender cientificamente o motivo pelo qual essa terapia funciona. Além de ser emocionante saber o quanto o cavalo pode contribuir biopsicosocialmente na vida dos praticantes”.
A programação também contemplou a prática da equitação, com demonstrações das andaduras naturais do cavalo (passo, trote e galope), e a ergonomia, que apresentou materiais de equitação e equipamentos adaptados à equoterapia. Além disso, os participantes receberam instruções básicas sobre a condução do cavalo e a importância do profissional de equitação no contexto equoterápico.
A aplicação da psicologia na equoterapia, destacando os benefícios psicológicos para os praticantes e o papel da família no processo terapêutico, foi outro ponto crucial discutido.
“A Equoterapia é uma terapia importante para o desenvolvimento das habilidades biopsicossociais. O curso possibilita uma gama de aprendizado que contribuirá para o enriquecimento dos conhecimentos para o atendimento dos alunos com necessidades específicas”, explicou a psicóloga Sílvia Marina.
Para ela, “a psicologia está presente e pode ser desenvolvida onde há a presença de um ser humano. Nessa terapia o papel do psicólogo não é diferente, um trabalho terapêutico, holístico de acolhimento”.
No encerramento, os participantes realizaram um questionário de avaliação do curso, seguido de comentários gerais, entrega de diplomas