Cursos

Início das aulas do curso de Formação Inicial e Continuada de Programação de CLP (Controladores Lógicos Programáveis) e IHM (Interface Homem-Máquina) do IFTM Campus Patos de Minas

É a primeira vez que a unidade de ensino oferta esse tipo de curso em áreas técnicas
Publicado em 10/09/2024 11:30 Atualizado em 13/09/2024 15:11
Aula Inaugural Curso FIC Programação de CLP e IHM
Crédito: Comunicação

No dia 03/09, foram iniciadas as aulas do curso de Formação Inicial e Continuada de Programação de CLP (Controladores Lógicos Programáveis) e IHM (Interface Homem-Máquina) do IFTM Campus Patos de Minas.

Essa é a primeira turma de curso FIC na área técnica oferecida pelo IFTM Campus Patos de Minas. A modalidade de curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) é um processo de ensino e aprendizagem voltado à formação de trabalhadores para inserção ou reinserção no mundo do trabalho, para a elevação de escolaridade e para aprimoramento, aprofundamento e atualização profissional.

O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Programação de CLP e IHM vem atender, a priori, ao mercado de trabalho, visto que em Patos de Minas e região há grande concentração de empresas em constante crescimento, muitas delas na área da engenharia elétrica e também da agroindústria, já que dependem de grande nível de automação em seus processos.

O curso está sendo oferecido na modalidade de ensino presencial, com carga horária total de 80 horas. São duas aulas semanais, às terças e às quintas-feiras, ao longo de três meses.

O curso é estruturado em módulo único contendo três unidades curriculares: Programação de CLP Siemens S7-1200; Programação de IHM KTP Siemens e Redes Industriais.

A turma é composta por alunos que atuam em diversas empresas da região, o que torna o curso ainda mais enriquecedor, pois além de trazer uma excelente oportunidade de capacitação na área de automação industrial, o contato com profissionais de outras empresas favorece a troca de experiências.

A aula inaugural do curso contou com a presença do líder de automação do Grupo Setta, Higgor Olipe, que proporcionou insights práticos e atuais sobre as demandas do mercado.

O professor Thiago Larquer, além de destacar a importância da presença de outros profissionais da cidade que atuam na área, também ressalta como é gratificante receber alunos egressos neste novo curso. Para ele, o curso será uma experiência enriquecedora, repleta de aprendizado para todos e espera que esta seja apenas a primeira de muitas oportunidades.

Alinhado aos objetivos e vocações institucionais, o IFTM Campus Patos de Minas prima pela missão da instituição em ofertar gratuitamente educação profissional, científica e tecnológica, por meio do ensino, pesquisa e extensão, promovendo o desenvolvimento sustentável e a formação integral de cidadãos na perspectiva de uma sociedade inclusiva e democrática.