capes

Inscrições para o Mestrado Profissional em Geografia estão abertas

Prazo vai até 18 de outubro. São 182 vagas, que serão preenchidas de acordo com a nota de prova, a ser aplicada em 24 de novembro
Publicado em 17/09/2024 10:00 Atualizado em 16/09/2024 11:49
Fotografia em close, onde vemos um homem branco sinalizando um ponto em um mapa
Crédito: Divulgação/CAPES

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (ProfGeo). A data limite para se inscrever e concorrer a uma das 182 vagas ofertadas é 18 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 50. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que coordena a rede de 14 instituições associadas, disponibiliza uma página com todos os links necessários para a participação. Até 30% dos participantes poderão receber bolsas da CAPES.

O Edital nº 20/2024 rege a seleção. Os candidatos serão classificados e eliminados com base na nota do exame nacional de acesso, que consiste em uma prova a ser realizada das 14h às 18h do dia 24 de novembro. A prova incluirá 20 questões objetivas e uma questão discursiva, abordando três temas: saberes e conhecimentos da Geografia no espaço escolar, formação docente em Geografia e as linguagens no ensino de Geografia.

O ProfGeo tem como objetivo oferecer uma formação continuada, consistente, atualizada e relevante para professores de Geografia que atuam nas salas de aula da rede pública de educação básica. Este curso é um dos 12 mestrados oferecidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu para Qualificação de Professores da Educação Básica (ProEB).

As outras áreas do ProEB incluem: Artes, Biologia, Educação Física, Educação Inclusiva, Filosofia, Física, História (que nesta edição também contará com doutorado), Letras, Matemática, Química e Sociologia. As 182 vagas do ProfGeo integram as mais de 6,7 mil ofertadas no ProEB em 2025, recorde na história do Programa.

Sobre o Programa
ProEB proporciona a formação continuada stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado profissionais, aos professores em exercício na rede pública de educação básica. Os cursos são híbridos. O Programa, criado em 2011, apoia as instituições associadas, responsáveis pela implantação e pela execução de cursos em todo o território nacional, com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da educação básica. Ao todo, são 13 programas, sendo 12 de mestrado e um de doutorado.

Fonte: CGCOM/CAPES (https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/inscricoes-para-o-mestrado-profissional-em-geografia-estao-abertas)