Projeto

IFTM Campus Patos de Minas participa da segunda edição do Desafio Liga Jovem - Sebrae e conquista o primeiro lugar da etapa Estadual com a equipe Celeiro

Competição tem como intuito apoiar o desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes e professores orientadores participantes
Publicado em 03/10/2024 16:55 Atualizado em 03/10/2024 19:55
Integrantes da Equipe Celeiro
Crédito: Equipe Celeiro - Comunicação Social Campus Patos de Minas

O Desafio Liga Jovem é uma competição nacional, de caráter educacional, promovido pelo SEBRAE, em parceria com o Instituto Ideias de Futuro.

É uma iniciativa de introdução ao Empreendedorismo com uso de tecnologia, digital ou analógica, em formato de competição, em que os estudantes criam uma solução transformadora, envolvendo ferramentas tecnológicas, como aplicativo, site, jogo físico ou eletrônico, redes sociais, plataforma, metodologias ou outras tecnologias de produção/fabricação, para resolver um problema de sua escola/comunidade.

A competição tem como intuito apoiar o desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes e professores orientadores participantes, ajudando-os a se reconhecerem como protagonistas de mudanças em sua realidade, isto é, não apenas como usuários de tecnologia, mas também como criadores de soluções para os desafios da sociedade.

O IFTM Campus Patos de Minas participa do desfio na Categoria de Educação Profissional (Técnico) – Categoria Inspira – com a equipe Celeiro. Orientados pelo professor Carlos Paula Lemos, os estudantes de terceiro e de segundo anos do curso técnico em Eletrotécnica Integrado ao médio, Edimarcos Magalhães Ferreira, Débora Barbosa Tarifa, Geovanna Reis Silva, Arthur Dornelas Duarte e Daniel Guerra Nazar desenvolveram um sistema multiplataforma de divulgação e de locação de equipamentos agrícolas e prestação de serviços com o objetivo de auxiliar os produtores rurais nos processos de produção.

Conforme informa a estudante Débora, “a etapa estadual foi dividida em duas etapas; sendo uma, o envio de um vídeo – Pitch, na qual foram selecionadas cinco equipes de cada estado. Já na segunda etapa, promovida por meio de uma apresentação on-line, foi determinado que deveríamos apresentar algum tipo de projeto visando viabilidade financeira, potencial inovador, protótipo, entendimento do público-alvo e impacto no dia a dia da comunidade. ”

De acordo com o estudante Edimarcos, “o projeto é constituído por um sistema multiplataforma focado na comunicação e na gestão do tráfego entre locadores e locatários de máquinas agrícolas”. Segundo ele, “em nosso site, a partir do protótipo desenvolvido, é possível anunciar serviços ou máquinas agrícolas; serviço este direcionado a produtores comuns da comunidade local. ”

A discente Débora ainda acrescenta que “oferecemos serviços relacionados à gestão rural em que selecionamos o melhor maquinário/prestador de serviços para a propriedade do produtor”.

Para eles, participar do projeto está sendo uma oportunidade de colocar em prática conhecimentos adquiridos na disciplina de empreendedorismo, como o desenvolvimento de um mínimo produto viável e entendimento do público-alvo.

Os estudantes do segundo ano, Arthur Dornelas e Daniel Guerra, também destacam a importância do projeto ao lhes proporcionar essa aplicação prática dos conteúdos ministrados na disciplina de empreendedorismo, que faz parte da grade curricular da turma do segundo ano do curso de Eletrotécnica Integrado ao Médio.

Como premiação, cada um dos estudantes envolvidos no projeto receberá quinhentos reais. Agora,  todos estão focados na próxima etapa, prevista para ocorrer ainda neste mês de outubro. A equipe Celeiro concorrerá com projetos de toda a Região Sudeste e almeja conquistar novamente o primeiro lugar para garantir vaga na etapa final, que será realizada, no mês de novembro, de forma presencial, em São Paulo. Nesta etapa, como premiação, cada estudante e o professor orientador serão premiados com um celular de última geração.

O IFTM Campus Patos de Minas parabeniza o professor Carlos Paula e os estudantes que compõe a equipe Celeiro e deseja muita boa sorte na próxima etapa.

Fontes: