SUSTENTABILIDADE

Professor do IFTM Campus Patrocínio participa de capacitação nacional sobre eficiência energética

A capacitação promovida pelo Projeto EnergIF reuniu professores de todo o Brasil para discutir práticas sustentáveis em edificações dos Institutos Federais, com o objetivo de otimizar o uso de recursos energéticos.
Publicado em 03/10/2024 17:00 Atualizado em 03/10/2024 21:10
Professor do IFTM Campus Patrocínio, Artur Rios participou de capacitação nacional sobre eficiência energética em Brasília
Crédito: Artur Rios

Como o IFTM pode promover o uso consciente e eficiente de recursos energéticos? Uma das respostas está na capacitação de seus professores para trabalhar esses temas em seus cursos e unidades. Entre os dias 16 e 20 de setembro, o professor Artur de Almeida Rios, do IFTM Campus Patrocínio, participou do curso de Formação de Formadores na área de Eficiência Energética em Edificações, realizado em Brasília.

O evento, parte do Projeto EnergIF, reuniu 56 professores de Institutos Federais de todo o Brasil e foi organizado pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Com o objetivo de desenvolver práticas sustentáveis para as edificações dos Institutos Federais, a capacitação reforçou a importância do uso consciente de recursos energéticos no país. O curso visou fortalecer projetos que promovam o uso eficiente de energia, beneficiando tanto as instituições federais quanto as comunidades em que estão inseridas.

Durante a capacitação, os participantes estudaram a estrutura da matriz energética mundial e os recursos consumidos nos processos produtivos, refletindo sobre como melhorar a eficiência energética global através de ações locais. Eles também aprenderam sobre o monitoramento do consumo de energia, utilizando informações das contas de luz e ferramentas como o Portal de Gerenciamento Energético (PGEN), já implementado em vários campi da Rede Federal.

O professor Artur Rios destacou a importância da capacitação para aprimorar os projetos voltados à eficiência energética nas instituições de ensino. “Foi uma semana de muito aprendizado. Volto com uma bagagem cheia de conhecimento e com muita vontade de compartilhar e aplicar esses conceitos de eficiência energética. Essa capacitação é uma oportunidade valiosa para desenvolver projetos de ensino, pesquisa e extensão que impactem diretamente nossas instituições e comunidades", afirmou.