Intercâmbio

Estudante do Campus Uberlândia Centro vive experiência de intercâmbio na Espanha a partir de edital do IFTM

Classificada em 1º lugar no edital BarçaOceania, Mariana Ferreira está conhecendo a cidade de Barcelona
Publicado em 12/10/2024 10:13 Atualizado em 13/10/2024 18:05
Mariana ao lado de outros estudantes do IFTM classificados para intercâmbio no exterior

A estudante Mariana Ferreira Souza, do curso técnico de Comércio Integrado ao Ensino Médio, está vivendo uma experiência transformadora neste mês de outubro. Classificada em 1º lugar no edital BarçaOceania, do Programa de Mobilidade Internacional, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), ela está em uma viagem para a cidade de Barcelona, na Espanha. Mariana embarcou no dia 03 de outubro, ao lado de outros estudantes do IFTM classificados em editais.

A estudante foi classificada com bolsa de auxílio para participar da viagem e faz um curso de espanhol, além de outras atividades culturais previstas em edital. O editou outorgou bolsas aos dois primeiros colocados na classificação e Mariana foi uma delas. Esta foi sua primeira semana de imersão em Barcelona e na semana que vem ela ainda continua suas atividades pela cidade espanhola. Mariana conta que a viagem é a realização de um sonho e logo nos seus primeiros momentos em Barcelona já aproveitou para conhecer a cidade.

“Fui classificada com a bolsa em primeiro lugar, com a bolsa total. Eu fiquei muito ansiosa, chorei muito, porque que era um sonho. Agora está dando tudo certo e estou realizand. Fiz uma viagem bem tranquila. Já tinha viajado de avião uma vez, mas nunca tanto tempo. Dei uma ‘voltona’ pela cidade, tirei muitas fotos, andei pra caramba. E é isso. A host family são pessoas muito legais, muito gentis e fazem de tudo para que eu me sinta em casa”, conta a estudante, que no embarque foi acompanhada pelo professor Edilson Pimenta, coordenador do Centro de Idiomas (Cenid) do IFTM.

Mariana ainda complementa dizendo que se preparou muito para participar e contou com o auxílio da colega Giovanna Bernardes, também do Comércio, que já participou do Programa de Mobilidade em 2023. “No processo de inscrição a Gigi me ajudou muito. Ela me instruiu, me deu dicas, tirei muitas dúvidas com ela”, ressalta.

Interessada em fotografia e talentosa, Mariana tem aproveitado também para tirar muitas fotos da cidade (algumas delas disponíveis no instagram do Campus). A previsão de encerramento da imersão, segundo o edital, é o dia 18 de outubro e no dia seguinte está marcado o retorno para o Brasil.