Energias renováveis

Estudantes do IFTM Campus Uberlândia Centro visitaram Usina Hidrelétrica Capim Branco 1

Atividade fez parte da UCP Energias Renováveis, ofertada por professores de Geografia e Química
Publicado em 14/10/2024 13:46 Atualizado em 17/10/2024 10:36
Estudantes tiveram a chance de aprender sobre o histórico e funcionamento da usina

Participantes da UCP Energias Renováveis, ofertada pelo Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), tiveram a chance de participar de uma visita técnica à Usina Hidrelétrica Capim Branco 1, mantida pelo Consórcio Capim Branco de Energia, em Uberlândia. A Unidade Curricular Politécnica (UCP) é coordenada pela professora de Geografia Lísia Moreira Cruz e pelo professor de Química Juraci Lourenço Teixeira e a visita foi uma oportunidade de conhecer na prática um pouco do que aprendem em sala de aula.

A visita englobou uma apresentação sobre a história da usina, o processo de geração de energia e as medidas de impacto ambiental, além de um tour pelas instalações, incluindo o vertedouro, a sala de máquinas e a área de vazão reduzida. A professora Lísia ressaltou que a energia hidráulica é a principal fonte de energia na matriz brasileira e a visita foi muito bem recebida entre os estudantes.

"A visita foi uma oportunidade única de visualizar na prática o que estudamos em sala de aula. Pudemos observar a infraestrutura da usina, a barragem, o lago e entender como a água é utilizada para gerar energia", afirmou a professora de Geografia. A experiência proporcionou aos estudantes a compreensão da importância da energia hidráulica dentro da matriz energética brasileira, e da complexidade do processo de geração de energia, desde a captação da água até a sua conversão em energia elétrica.

O professor Juraci destacou que a visita contribui para o aprendizado dos alunos, proporcionando uma experiência enriquecedora. “O fato de o estudante sair de dentro da sala de aula e ver a coisa prática facilita a entender a aplicação daquele conteúdo. Quando ele vê a prática acontecendo, ele vê com novos olhos. Quando a gente pensa numa visita técnica, mesmo que ela não ilustre tudo o que a gente fala, ela ajuda a fazer uma discussão posterior, ilustrando o que foi visto e discutido”, afirma.

Juraci ainda destaca a importância da interdisciplinaridade, que é a proposta das UCPs no Campus Uberlândia Centro. "Dentro dessa UCP principalmente é possível fazer a interdisciplinaridade completa. Nós temos aí toda uma gama de temas em que a química se interrelaciona com outras disciplinas. O casamento com a Geografia é importante, porque hoje nós pensamos na Química para desenvolver as energias, mas nós precisamos pensar também no meio ambiente, pois as energias estão estocadas no meio ambiente”, afirma.

Alerta para o meio ambiente

O aprendizado proporcionado pela visita técnica não se limita ao ponto de destino. Lísia destacou que, quando fizeram a ação, ela fez questão de apontar para os estudantes os efeitos das queimadas que assolaram a região nos últimos meses. “No caminho a gente conseguiu visualizar as áreas que sofreram com o fogo. A gente passou perto do da reserva do Pau-Ferro, ali naquela região. Eles tiveram uma noção, visualmente, do que significou essa questão”, finaliza.