Encontro com Egressos

Egressos dos cursos de Licenciatura em Computação e Sistemas para Internet conversaram sobre atuação profissional

Atividade aconteceu no evento “Fala com Egressos”, que aconteceu em 09 de outubro
Publicado em 14/10/2024 10:30 Atualizado em 17/10/2024 10:38
Egressos falaram a estudantes do Campus e professores sobre atuação profissional

Aconteceu, no dia 09 de outubro, o evento “Fala com Egressos”, que serviu como preparação para o XI Encontro de Práticas Docentes, programado para dezembro deste ano. Na ocasião, Daniel Freitas, egresso do curso de Licenciatura Computação, e Cleber Ferreira Oliveira, egresso do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, relataram suas trajetórias profissionais a partir da formação acadêmica. Os estudantes e professores que participaram do pré-evento tiveram a oportunidade de refletir sobre ensino da computação nas escolas.

Daniel Freitas atualmente é assessor pedagógico na empresa Mind Makers, enquanto Cleber Oliveira é coordenador técnico na Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia. Eles destacaram sobre desafios, possibilidades e importância do ensino da computação. “Além da tradição de formar professores licenciados em computação, o IFTM Campus Uberlândia Centro reforça o compromisso com a sociedade, atendendo a Resolução Nº 3, de 1º de julho de 2024, (FUNDEB), que trata da obrigatoriedade do ensino da computação nos currículos da Educação Básica tornando um complemento da Base Nacional Curricular Comum”, avalia Keila Nogueira, coordenadora do evento.

Jordana Vitória Rabelo Silva, estudante do 4º período do curso de Licenciatura em Computação, destacou que foi enriquecedor ouvir depoimentos de egressos dos cursos do Campus. “Foi extremamente enriquecedor ouvir sobre as experiências deles, especialmente sobre os desafios e oportunidades que enfrentaram ao ingressar no mercado de trabalho. Eles destacaram como a área da educação em computação está crescendo e como as possibilidades de atuação se expandem a cada dia, principalmente com a introdução da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino da computação desde o ensino fundamental”, afirmou.

“Um ponto que me marcou foi a fala sobre a importância de ensinar computação para as crianças desde cedo. Eles mencionaram como a BNCC está abrindo portas para que o ensino de computação seja uma realidade nas escolas, e como isso pode ser transformador para o futuro da educação e da sociedade. Esse encontro agregou muito para mim, pois além de me inspirar a pensar no meu futuro como educadora, também me fez perceber o quanto o nosso papel é importante para preparar as próximas gerações para um mundo cada vez mais tecnológico”, complementou Jordana.

Vinícius Oliveira Magalhães, também aluno de Licenciatura, afirmou que gostou das apresentações. “As apresentações dos egressos do IFTM foram inspiradoras e mostraram o impacto positivo dos cursos na trajetória profissional de ambos. Foi gratificante ver como a formação recebida no Instituto os preparou para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, tanto no ensino privado quanto no público”.

“Esses relatos ressaltam a importância da Licenciatura em Computação para o futuro da educação, especialmente em um cenário de crescente demanda por profissionais da área. A oferta do curso em Uberlândia representa uma vantagem para nós, alunos, que teremos mais oportunidades à medida que a tecnologia se torna cada vez mais essencial no ensino. Licenciados em Computação não só podem ensinar alunos, mas também capacitar professores e atuar em empresas, desenvolvendo cursos e materiais didáticos. Essa versatilidade torna esses profissionais fundamentais em um mundo cada vez mais digital”, avaliou o estudante.